Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70809
Tipo: TCC
Título: Estudos proteômicos de uma fração protéica da alga marinha vermelha Hypnea musciformis (Wulfen) Lamouroux, através de eletroforese bidimensional - 2DE
Autor(es): Nascimento, Fernando Edson Pessoa do
Orientador: Sampaio, Alexandre Holanda
Palavras-chave: Alga marinha;Proteínas;Proteômica;2DE;Compostos bioativos;Hypnea musciformis
Data do documento: 2023
Citação: NASCIMENTO, Fernando Edson Pessoa do. Estudos proteômicos de uma fração protéica da alga marinha vermelha Hypnea musciformis (Wulfen) Lamouroux, através de eletroforese bidimensional - 2DE. 2011. 62 f. TCC (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: A ficologia é o ramo da Botânica que estuda as algas, organismos autotróficos e fotossintéticos que produzem oxigênio e vivem em ambientes aquáticos, em assembleias heterogêneas de organismos podendo ser unicelulares ou multicelulares representando respectivamente microalgas e macroalgas. Atualmente, a crescente demanda por produtos cosmecêuticos, substâncias que têm propriedades cosméticas e farmacêuticas, e nutracêuticos, substâncias consideradas como alimento ou parte de alimento que fornecem algum benefício alimentar, médico ou de saúde, incluindo prevenção e tratamento de doenças, tem despertado grande interesse em identificar e estudar novas biomoléculas. Neste contexto, existem vários organismos que se mostram com um enorme potencial biotecnológico, dentre os quais se destacam os organismos aquáticos, como microalgas de e as macroalgas marinhas. A macroalga marinha vermelha Hypnea musciformis é um exemplo deste tipo de organismos e, portanto é a espécie foco deste trabalho, pois apresenta uma variedade de composto biologicamente ativos que devem ainda ser estudados com maior profundidade, e que apresentam diferentes atividades biológicas. A Biotecnologia é uma ciência que envolve a aplicação dos conhecimentos de fisiologia, bioquímica e genética sendo amplamente utilizada na identificação e caracterização de novas moléculas, como por exemplo, as proteínas, cujo estudo é denominado de proteômica. Estas proteínas foram analisadas em bancos de dados protéicos através de dois parâmetros importantes: pI (ponto isoelétrico) e MM (massa molecular). Este estudo demonstrou que esta espécie algal possui proteínas correspondentes em organismos de diferentes táxons e que possuem diferentes atividades biológicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70809
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_fepnascimento.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.