Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70802
Tipo: TCC
Título: Motivação no CrossFit: análise qualitativa de motivos para aderência e desistência
Título em inglês: Motivation in CrossFit: qualitative analysis of reasons for adherence and withdrawal
Autor(es): Melo, Beatriz Rodrigues de
Orientador: Nepomuceno, Léo Barbosa
Palavras-chave: Necessidades Psicológicas Básicas;Crossfit;Motivação;Teoria da autodeterminação
Data do documento: 2022
Citação: MELO, Beatriz Rodrigues de. Motivação no CrossFit: análise qualitativa de motivos para aderência e desistência. 2022. 37 f. TCC (Bacharelado em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: O CrossFit é um modelo do Fitness Funcional que possui como base metodológica desenvolver e otimizar as competências dos praticantes em vários domínios do condicionamento físico. Nos últimos anos, foi observado um crescimento exponencial da adesão à modalidade em escala global. Essa adesão está associada a componentes incorporados no programa que contribuem para a regulação motivacional e a satisfação das necessidades psicológicas básicas. Participação em uma comunidade de apoio (vínculo social), que ajuda a facilitar o sentimento de autonomia (auto capacitação) e aumento da autoeficácia e transformação (competência) compreendem a satisfação da necessidade psicológica relativa da motivação autodeterminada. É notório que a literatura suporta esse achados, contudo grande parte das metodologias abordadas nessas pesquisas utilizam somente questionários padronizados/fechados, o que pode acabar limitando as respostas dos participantes. O objetivo do presente estudo é identificar e analisar de forma qualitativa as características motivacionais que ́desencadeiam a aderência versus a desistência no CrossFit. 10 praticantes (34,8 ± 9,96 anos) participaram de uma entrevista semiestruturada a fim de avaliar as características motivacionais relacionadas a aderência e desistência. Os resultados obtidos revelaram que os motivos para aderência e permanência permeiam a variedade de treinos e estímulos, o atendimento a percepção de competência e autonomia através do incentivo ao desafio e superação, e a construção de um forte senso de comunidade, sendo a mesma acolhedora e incentivadora. Em relação às características motivacionais para a desistência, a mudança da rotina, falta de disponibilidade de tempo e perda do vínculo afetivo com outros participantes dentro do centro de treinamento foram citados. Entretanto, nenhum participante desistente apresentou desmotivação com a prática, assim, motivos externos foram relatados como barreiras para a permanência.
Abstract: CrossFit is a Functional Fitness model whose methodological basis is to develop and optimize practitioners' skills in various domains of physical conditioning. In recent years, there has been an exponential growth in adherence to the modality on a global scale. This adherence is associated with components incorporated into the program that contribute to motivational regulation and the satisfaction of basic psychological needs. Participation in a supportive community (social bonding), which helps to facilitate feelings of autonomy (self -empowerment) and increased self -efficacy and transformation (competence) comprise satisfying the relative psychological need of self - determined motivation. It is clear that the literature supports these findings, however most of the methodologies addressed in these studies use only standardized/closed questionnaires, which may end up limiting the responses of the participants. The aim of this study is to identify and qualitatively analyze the motivational characteristics that trigger adherence versus withdrawal in CrossFit. 10 practitioners (34.8 ± 9.96 years) participated in a semi -structured interview in order to assess motivational characteristics related to adherence and withdrawal. The results obtained revealed that the reasons for adherence and permanence permeate the variety of training and stimuli, meeting the perception of competence and autonomy by encouraging challenge and overcoming challenges, and building a strong sense of community, which is welcoming and supportive. encouraging. Regarding the motivational characteristics for dropping out, changing routine, lack of time and loss of affective bond with other participants within the training center were cited. However, no participant who dropped out showed demotivation with the practice, thus, external reasons were reported as barriers to permanence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70802
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_brmelo.pdf474,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.