Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70793
Tipo: Resumo
Título: Ode à morte: populismo penal midiático como instrumento da necropolítica no Brasil
Autor(es): Maciel, Luan Henrique Menezes
Palavras-chave: Populismo penal midiático;Ideologia;Poder;Necropolítica
Data do documento: 2022
Citação: MACIEL, Luan Henrique Menezes. Ode à morte: populismo penal midiático como instrumento da necropolítica no Brasil. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 142. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: Tomando como ponto de partida o sensacionalismo presente nos programas de jornalismo policial, este artigo tem por objetivo analisar, sob as dimensões de ideologia e poder, o fenômeno do populismo penal midiático presente na mídia brasileira e a forma que tais programas ora reforçam estereótipos contra grupos socialmente marginalizados, ora contribuem para a normalização da conduta truculenta da Polícia Militar contra os mesmos, dessa maneira, instrumentalizando categorias ao passo que decidem quem deve viver e quem deve morrer a partir de higienização social reforçada pelo slogan de “bandido bom é bandido morto”, que ganhou muita força na atualidade. Seu objetivo geral é analisar a influência do populismo penal midiático como instrumento da necropolítica no Brasil a partir dos conceitos-chave para a compreensão do tema: ideologia, biopoder e necropolítica. Sua metodologia se constitui de maneira qualitativa em uma pesquisa bibliográfica dos conceitos de ideologia, poder e necropolítica para se analisar o fenômeno do populismo penal midiático.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70793
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_lhmmaciel.pdf135,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.