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Tipo: Dissertação
Título: A subjetividade do adolescente renal crônico
Título em inglês: Subjectivity adolescent chronic renal
Autor(es): Ribeiro, Sâmia Karine Moraes
Orientador: González Rey, Fernando Luis
Palavras-chave: Adolescente;Insuficiência Renal
Data do documento: 2003
Citação: RIBEIRO, S. K. M. A subjetividade do adolescente renal crônico. 2003. 93 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
Resumo: A compreensão do processo saúde e doença na sua complexidade exige uma leitura aprofundada das relações estabelecidas entre o sujeito que adoece e sua enfermidade. Embora consideremos que a expressão dos sujeitos esteja inserida numa dimensão sócio-histórico-cultural, devemos ressaltar que a maneira como eles atribuem sentido às suas enfermidades parte de uma experiência única e significativa. Este estudo tem como objetivo principal identificar o sentido subjetivo do adolescente acometido de insuficiência renal crônica em relação à doença, a partir da abordagem entre subjetividade e o processo saúde e doença. Para a realização deste trabalho, utilizamos o referencial da Epistemologia Qualitativa, desenvolvido por Gonzalez Rey (1996, 1997, 1999). Foram realizados trabalhos de campo com cinco adolescentes. O processo de construção de informação possibilitou o reconhecimento de três temas centrais: 1 o diagnóstico; 2 o sujeito e o tratamento; 3 o adolescente acometido de insuficiência renal crônica. A articulação destes três temas permitiu-nos elaborar algumas reflexões sobre a compreensão do que é a insuficiência renal crônica com seus desdobramentos, a partir da concepção dos adolescentes acometidos por essa enfermidade, o que nos faz compreender o adoecer como um processo fundamentalmente subjetivo. Concluímos com o levantamento de alguns questionamentos acerca das práticas presentes na instituição hospitalar, que permitem repensar o atendimento ao adolescente com insuficiência renal crônica, possibilitando, assim, a emergência de intervenções eficazes que propiciem melhor qualidade de vida para esses pacientes.
Abstract: Understanding of the complexities in the process of health and disease requires an in-depth reading of the relationships established between the person who becomes ill and his infirmity. Although the subjects’ expressions may be considered to exist in a social-historical-cultural context, it must be emphasized that the manner in which they confer meaning to their illnesses stems from a unique and significant experience. The main objective of this study is to identify the subjective meaning attributed by the adolescent chronic renal patient to his disease, by approaching both subjectivity and the process of health and disease. This was achieved through use of the Qualitative Epistemology reference developed by Rey (1996, 1997, 1999). Fieldwork was performed using five adolescents. The process of information construction led to recognition of three central themes: 1. The Diagnosis; 2. The Subject and The Treatment; 3. The Adolescent Chronic Renal Patient. Articulation of these three themes enabled reflection on the understanding obtained regarding that which is Chronic Renal Insufficiency and its development, based on the perception of the adolescents bearing this infirmity, which then allowed for the comprehension of illness as a fundamentally subjective process. In conclusion, some questions arise regarding current practices in the hospital that allow for the rethinking of the assistance provided to the chronic renal patient, thus enabling the emergence of effective interventions which could yield a better quality of life for these patients.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7077
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