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dc.contributor.authorVasconcelos, Kamilla Lima-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorLeite, Leni Figueiredo Mathias-
dc.date.accessioned2023-02-09T16:51:22Z-
dc.date.available2023-02-09T16:51:22Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSOARES, J. B.; VASCONCELOS, K. L.; LEITE, L. M. Efeito da densidade máxima teórica na dosagem e no comportamento mecânico de mistura asfáltica tipo CBUQ. Transportes, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 22-30, 2003. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v11i2.145pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70709-
dc.description.abstractBased on the bulk specific gravities of the aggregates and the compacted mixture and the theorical maximum specific gravity (Gmm), one can determine the volumetric characteristics and the bitumen content of an asphalt mixture. Different procedures to determine the Gmm can lead to different values, also affecting the volumetric parameters. In Brazil, Gmm is determined indirectly from the mixture composition and the relative densities of its constituents. Besides the calculating Gmm from the densities of the constituentsm, the present study investigates the laboratory procedures: (i) ASTM D 2041, which uses a vacuum pump (Rice method) and (ii) method using kerosene. Thwe differences in the Gmm values obtained by the investigated procedures are discussed, evaluating the influence of these differences in the volumetic parameters and, consequently, in the choice of the optimum asphalt content. Finally, the mechanical behavior of the resultant mixtures is evaluated by the indirect tensile strenght, reilient modulus and fatigue life.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectDensidade máxima teórica (DMT)pt_BR
dc.subjectComportamento mecânicopt_BR
dc.subjectCBUQpt_BR
dc.titleEfeito da densidade máxima teórica na dosagem e no comportamento mecânico de mistura asfáltica tipo CBUQpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir da densidade aparente dos agregados, da densidade aparente do corpo-de-prova compactado e da densidade máxima teórica (DMT) determinam-se as características volumétricas de uma mistura asfáltica e, em vários métodos, sua dosagem quanto ao teor de ligante a ser empregado. Diferentes procedimentos na determinação da DMT podem levar a resultados distintos, acarretando em parâmetros volumétricos também distintos. No Brasil, a DMTé comumente calculada através de uma ponderação das densidades reais dos materiais constituintes da mistura. Neste trabalho, além do cálculo da DMT, são investigados dois procedimentos de laboratório para sua determinação: (i) norma americana ASTM D 2041, que utiliza uma bomba de vácuo (método Rice) e, (ii) método utilizando querosene. São discutidas possíveis diferenças nos valores de DMT obtidos pelos procedimentos, avaliando a influência das diferenças nos parâmetros volumétricos e, conseqüentemente, na escolha do teor de projeto. Por fim, o comportamento mecânico das misturas cujo teor de ligante foi determinado pelos três métodos foi avaliado por meio dos ensaios de resistência à tração, módulo de resiliência e vida de fadiga a tensão controlada.pt_BR
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