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dc.contributor.authorSilva, Samuel de Almeida Torquato e-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorBarroso, Suelly Helena de Araújo-
dc.date.accessioned2023-02-08T17:31:31Z-
dc.date.available2023-02-08T17:31:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOARES, J. B.; BARROSO, S. H. A.; SILVA, S. A.T. Modelagem constitutiva e caracterização empírica da interface revestimento asfáltico – base granular. Transportes, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 180-190, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1661pt_BR
dc.identifier.issn2237-1346-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70599-
dc.description.abstractThe relevance of asphalt coat-granular base interface is well established in the Pavement Mechanics literature. However, there is a predominance of an empirical approach of characterization of this phenomenon in Brazil. Such approach is incompatible with mechanistic design methods. In order to propose a rational approach to deal with the slippage phenomenon within the asphalt coat-granular base layer interface, this paper suggests a constitutive model and a mechanical test able to assess strength and stiffness parameters of this model, by using Mohr-Coulomb failure criteria and Goodman’s law, respectively. The experimental results support the model hypothesis and the test proved to be feasible to characterize other materials. Finally, structural analysis considering the model developed were performed through Finite Elements Method.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransportespt_BR
dc.subjectAderênciapt_BR
dc.subjectImprimaçãopt_BR
dc.subjectInterfacept_BR
dc.titleModelagem constitutiva e caracterização empírica da interface revestimento asfáltico – base granularpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA relevância da interface revestimento asfáltico-base granular é bem estabelecida na literatura da Mecânica dos Pavimentos. Entretanto, há uma predominância da aborda-gem empírica no Brasil, o que não é compatível com métodos mecanísticos de dimensi-onamento de pavimentos. A fim de propor uma abordagem racional sobre o fenômeno de deslizamento entre as camadas em estudo, este artigo propõe um modelo constitu-tivo e um ensaio mecânico capaz de extrair os parâmetros de ruptura e rigidez deste modelo, utilizando o critério de Mohr-Coulomb e a Lei de Goodman, respectivamente. Os resultados experimentais corroboraram as premissas do modelo e o ensaio mostrou-se de utilização viável para outros materiais. Finalmente, análises estruturais conside-rando o modelo desenvolvido foram realizadas utilizando o Método dos Elementos Finitos.pt_BR
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