Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70503
Tipo: Dissertação
Título: A estrutura fundiária e o uso dos fatores de produção na agricultura do Estado do Ceará
Autor(es): Rocha, Luiz Ermano de Albuquerque
Orientador: Weber, Michael T.
Palavras-chave: Estrutura agrária
Data do documento: 1978
Citação: ROCHA, Luiz Ermano de Albuquerque. A estrutura fundiária e o uso dos fatores de produção na agricultura do Estado do Ceará. 1978. 149 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1978. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70503. Acesso em: 07 fev. 2023.
Resumo: Procedeu-se o presente trabalho com o propósito de estudar e analisar a estrutura de posse e uso da terra, bem como a sua possível relação com a existência das atuais condições de uso de alguns fatores na agricultura do Estado do Ceara. Um exame da história econômica do Brasil, com especial enfoque no setor primário, mostra que o processo de formação da estrutura de posse e uso da terra prevalecente nos dias atuais, no País, remonta aos tempos do descobrimento. A criação das sesmarias, à época do governo da metrópole, foi um acontecimento que teve grande influência, originalmente, para o estabelecimento dessa estrutura. Ademais, o modelo de agricultura praticada no Brasil-colônia, voltado basicamente para a produção de produtos comerciais destinados ao abastecimento do mercado internacional, favoreceu sobremodo a continuidade do sistema da grande propriedade territorial. A região nordestina, que teve sua estrutura agrária montada em tomo da monocultura do açúcar e do criatório, mais do que qualquer outra região do pais, apresentou condições bastante favoráveis para o estabelecimento de grandes propriedades rurais. O Estado do Ceara, cuja economia se desenvolveu apoiada na atividade agropastoril (surgida originalmente como uma atividade complementar da economia açucareira), favoreceu igualmente a formação de extensas propriedades rurais. O conceito existente de que o padrão da estrutura de posse e uso da terra no Brasil e relativamente uniforme e tem encontrado forte apoio nos resultados apresentados pelos trabalhos que tratam do problema fundiário, abrangendo várias regiões. Especificamente, esses trabalhos evidenciam que as grandes propriedades rurais controlam a maior parte de recursos em terra e que o dualismo latifundio-minifundio está sempre presente através de todo o país.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70503
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1978_dis_learocha.pdf28,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.