Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Maria Carmélia Coelho de-
dc.contributor.authorMartins, Nicole Trajano-
dc.date.accessioned2023-02-03T15:59:46Z-
dc.date.available2023-02-03T15:59:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Carmélia Coelho de; MARTINS, Nicole Trajano. A iniciação na pesquisa: o trabalho com fontes nos semestres iniciais da academia. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 117-118. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70475-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcademiapt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectFontespt_BR
dc.titleA iniciação na pesquisa: o trabalho com fontes nos semestres iniciais da academiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDurante os anos que constituem a formação acadêmica em História, o universitário desenvolve uma série de habilidades e se descobre não apenas como um docente, mas como um pesquisador. Neste sentido, se encaminha ao centro dos debates o trabalho com fontes nos semestres iniciais da academia e, especificamente, no curso de História, buscando compreender os desafios e as conquistas protagonizadas pelos pesquisadores no início de suas jornadas acadêmicas. Através das monitorias da disciplina de Introdução aos Estudos Históricos e o auxílio dos alunos ingressantes por meios destas, se fez possível perceber o estreitamento da relação destes com as fontes, principalmente a partir dos exercícios que incentivam o trabalho de pesquisa em jornais e demais meios de comunicação, como a arte. Tal observação permite concluir que a relação com as fontes fundamenta o exercício do historiador enquanto pesquisador e, além disso, instiga os alunos a encaminharem as questões que os perpassam enquanto indivíduo ao âmbito acadêmico. A cada exercício, as fontes produzem novos olhares sobre o passado a partir das perspectivas do presente - relação entre os tempos já trabalhada por Bloch em sua obra "Apologia à História" - ilustrando que a pesquisa está inserida em um ciclo de reinterpretações instigadas pelo pesquisador.pt_BR
Appears in Collections:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022_resumo_eve_mccsousa.pdf138,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.