Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70475
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Maria Carmélia Coelho de | - |
dc.contributor.author | Martins, Nicole Trajano | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T15:59:46Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T15:59:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria Carmélia Coelho de; MARTINS, Nicole Trajano. A iniciação na pesquisa: o trabalho com fontes nos semestres iniciais da academia. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 117-118. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70475 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Academia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Fontes | pt_BR |
dc.title | A iniciação na pesquisa: o trabalho com fontes nos semestres iniciais da academia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Durante os anos que constituem a formação acadêmica em História, o universitário desenvolve uma série de habilidades e se descobre não apenas como um docente, mas como um pesquisador. Neste sentido, se encaminha ao centro dos debates o trabalho com fontes nos semestres iniciais da academia e, especificamente, no curso de História, buscando compreender os desafios e as conquistas protagonizadas pelos pesquisadores no início de suas jornadas acadêmicas. Através das monitorias da disciplina de Introdução aos Estudos Históricos e o auxílio dos alunos ingressantes por meios destas, se fez possível perceber o estreitamento da relação destes com as fontes, principalmente a partir dos exercícios que incentivam o trabalho de pesquisa em jornais e demais meios de comunicação, como a arte. Tal observação permite concluir que a relação com as fontes fundamenta o exercício do historiador enquanto pesquisador e, além disso, instiga os alunos a encaminharem as questões que os perpassam enquanto indivíduo ao âmbito acadêmico. A cada exercício, as fontes produzem novos olhares sobre o passado a partir das perspectivas do presente - relação entre os tempos já trabalhada por Bloch em sua obra "Apologia à História" - ilustrando que a pesquisa está inserida em um ciclo de reinterpretações instigadas pelo pesquisador. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_resumo_eve_mccsousa.pdf | 138,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.