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dc.contributor.authorHomci, Isick Kauê Bianchini-
dc.date.accessioned2023-02-03T15:56:56Z-
dc.date.available2023-02-03T15:56:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationHOMCI, Isick Kauê Bianchini. “Que este mundo é uma passóca”: a modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil (1888-1916). In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 110. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70471-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação históricapt_BR
dc.subjectModinha seresteirapt_BR
dc.subjectMúsica e ensino de Históriapt_BR
dc.title“Que este mundo é uma passóca”: a modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil (1888-1916)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo investiga possibilidades de usos da modinha seresteira como fonte para o ensino de história do Brasil entre os anos de 1888 – 1916. Tendo como recorte modinhas de um criativo “bohêmio” cearense – Ramos “Cotôco” -, em diapasão com uma frequência anticolonial, com referência em Stuart Hall, Bell Hooks, propõe-se desenvolver apontamentos para a criação de uma aula-oficina voltada para o ensino médio, a partir de enquadramento teórico da educação histórica, destacando-se as proposições de Isabel Barca. Para promover a reflexão em torno das modinhas seresteiras como documentos musicais em uma aula de história, dialoga-se com Miguel Wisnik e Katia Abud, que instigam a problematização de tais documentos, considerando as especificidades da linguagem musical. Por fim, esboçam-se possibilidades relacionadas ao planejamento, execução e avaliação da referida oficina. No atual estágio de desenvolvimento da pesquisa, pontua-se que os primeiros resultados indicam a receptividade dos educandos para com a proposta, bem como para contribuir com a oficina, desde a sua fase de elaboração, sobretudo na definição do material a ser analisado em sala.pt_BR
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