Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cardoso, Maria Auriene | - |
dc.contributor.author | Irffi, Ana Sarah Cortez | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-03T15:54:54Z | - |
dc.date.available | 2023-02-03T15:54:54Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Maria Auriene; IRFFI, Ana Sarah Cortez. O conhecimento histórico no Novo Ensino Médio: as fontes para a pesquisa em ensino de História. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 111-112. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70468 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Fontes | pt_BR |
dc.title | O conhecimento histórico no Novo Ensino Médio: as fontes para a pesquisa em ensino de História | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino de história tem despertado bastante conflitos em lugares, tempos e situações políticas diferentes. Isso ocorre em larga medida pelo fato de a história ter ganhado um lugar na sua tradição como disciplina escolar como uma guardiã da memória da nação. A pesquisa em estado inicial pretende entender como ficou o ensino de história após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Novo Ensino Médio (NEM). Para a realização da pesquisa foi feito estudo documental com as legislações e documentos curriculares e do Conselho Nacional de Educação, aprovadas no contexto das reformas, como a Lei nº 13.415/2017 (reforma do ensino médio), BNCC, DCRC, Portaria CNE nº 2.167/2019 (formação inicial), RESOLUÇÃO CNE/CP nº 1. /2020 (Formação continuada). Também serão realizadas pesquisas de campo, através de aula-oficina e questionários com estudantes e professores (as) da educação básica. Espera-se encontrar como resultados a percepção dos professores e estudantes sobre as reformas, além de entender as permanências e inovações do ensino de história em relação a sua tradição disciplinar. Para concluir, é interessante notar que há muitas divergências sobre “para que” ensinar história, entre professores (as), e diferentes grupos que compõem a sociedade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_resumo_eve_macardoso.pdf | 140,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.