Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70465
Tipo: Resumo
Título: “Tudo o que ganham é para se vestirem”: vestes, o vestir-se e formas de pensar o tempo e a memória em meados do XVIII e XIX no Ceará
Autor(es): Santos, Jonatas Jonas Silva dos
Palavras-chave: Vestimenta;Memória;História;Tempo;Resistência
Data do documento: 2022
Citação: SANTOS, Jonatas Jonas Silva dos. “Tudo o que ganham é para se vestirem”: vestes, o vestir se e formas de pensar o tempo e a memória em meados do XVIII e XIX no Ceará. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 105. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.
Resumo: Este trabalho estuda como a construção e o desenvolvimento de objetos materiais, artifícios de usos superficiais como roupas e formas de vestir-se, presentificam sentimentos e afetos sobre experiências temporais e resistências cotidianas entre os séculos XVIII e XIX no Ceará. Com base em variadas tipologias de fontes, como impressas, diários de viajantes, obras de época, manuais de civilidade, fontes manuscritas e literatura ficcional, partimos do entendimento de que a imaginação e a trama narrativa podem mostrar a materialidade de relações sociais. Nesse sentido, se a memória é importante para pensar o tempo, sobretudo à percepção da diferença temporal e compreensão de uma realidade presente, interrogamo-nos como as roupas, vestimentas e materiais usados superficialmente por sujeitos variados podem nos ajudar a compreender sensibilidades e experiências passadas. Assim, diante disso, procuramos mostrar ser fundamental compreender como se configuravam as relações e hibridismos entre objetos naturais, artificiais, usos e costumes dos sujeitos que partilhavam uma vida em comum nesse momento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70465
ISBN: 978-65-00-61083-3
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_jjssantos.pdf135,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.