Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70422
Tipo: Dissertação
Título: Uma assistente virtual para apoiar usuários finais nas atividades de Engenharia de Software utilizando o App Inventor
Autor(es): Paiva, Francisco Gilberto Lima
Orientador: Monteiro, Ingrid Teixeira
Palavras-chave: Desenvolvimento de usuário final;Assistente virtual inteligente;Aplicativos móveis;Engenharia de software
Data do documento: 2022
Citação: PAIVA, Francisco Gilberto Lima. Uma assistente virtual para apoiar usuários finais nas atividades de Engenharia de Software utilizando o App Inventor. 2022. 100 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Programa de Pós-Graduação em Computação, Quixadá, 2022.
Resumo: Um dos focos da área de Interação Humano-Computador nos últimos anos tem sido pesquisas voltadas para o campo de End-User Development (EUD). Diversos trabalhos vêm sendo realizados para tentar apoiar esses usuários que não são desenvolvedores profissionais a criarem seus próprios sistemas. Consequentemente, assim como ocorre em sistemas desenvolvidos por profissionais, os artefatos criados por usuários finais também precisam apresentar um certo nível de qualidade. A fim de contribuir com isso, pesquisas em End-User Software Engineering (EUSE) propõem adaptar práticas da Engenharia de Software (ES) tradicional ao desenvolvimento pelo usuário final, de modo que suas prioridades não sejam modificadas. Porém, introduzir a consciência de adotar boas práticas no usuário final não é tão simples, devido ao seu nível de conhecimento ou à sua própria intenção de empregar o esforço necessário para isso. Diante disso, este trabalho apresenta o percurso em direção ao desenvolvimento de uma assistente virtual com interface por voz integrada ao App Inventor, uma plataforma para o desenvolvimento por usuários finais de aplicativos por meio de programação visual com blocos, visando auxiliar os usuários finais a praticarem atividades de EUSE em um ambiente de desenvolvimento EUD. Foram realizados estudos com usuários finais utilizando o App Inventor assim como uma inspeção das telas dessa plataforma. Os conhecimentos resultantes serviram como base para a construção de uma assistente virtual que foi avaliada posteriormente com novas avaliações envolvendo usuários finais. Os resultados permitiram identificar como as atividades de ES podem ser abordadas pelos usuários finais e como esse processo pode ser apoiado por uma ferramenta. Por fim, discutimos como os usuários consideraram positiva a ajuda dessa assistente virtual e quais seus pontos a serem melhorados a partir de suas perspectivas. Abordamos também, como a plataforma do App Inventor consegue apoiar as atividades de requisitos, design, reuso, testes e debug, além de demonstrar algumas lacunas que podem vir a ser melhoradas nesse processo de apoio a EUSE.
Abstract: One of the focuses of the Human-Computer Interaction area in recent years has been research focused on the field of End-User Development (EUD). Several works have been carried out to try to support users who are not professional developers to create their own systems. Consequently, as in systems developed by professionals, artifacts created by end users also need to present a certain level of quality. In order to contribute to this, research in End-User Software Engineering (EUSE) proposes to adapt Software Engineering (ES) traditional practices to end user development, so that their priorities are not changed. However, introducing awareness of best practices to the end-user is not so simple, due to their level of knowledge or their own intention to use the necessary effort for this. Therefore, this work presents the path towards the development of a virtual assistant with a voice interface integrated to App Inventor, a platform for the development of applications by end users through visual programming with blocks, aiming to help end users to practice EUSE activities in a EUD development environment. Studies were carried out with end users using App Inventor as well as an inspection of the screens of this platform. The resulting knowledge served as a basis for the construction of a virtual assistant that was later evaluated with new evaluations involving end users. The results allowed us to identify how higher education activities can be addressed by end users and how this process can be supported by a tool. Finally, we discuss how users considered the help of this virtual assistant to be positive and what points they need to improve from their perspectives. We also address how the App Inventor platform can support requirements, design, reuse, testing and debug activities, in addition to demonstrating some gaps that can be improved in this EUSE support process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70422
Aparece nas coleções:PCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dissertacao_fglpaiva.pdf4,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.