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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Vladimir da | - |
dc.contributor.author | Domingos, Luís Tomás | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T19:09:21Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T19:09:21Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Vladimir da; DOMINGOS, Luís Tomás. Uma reflexão sobre a educação escolar na Guiné-Bissau: um olhar sobre cidade e campo. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 100-101. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70407 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Campo | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre a educação escolar na Guiné-Bissau: um olhar sobre cidade e campo | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Guiné-Bissau desde a sua formação democrata, o processo educativo centralizou-se mais na zona urbana, uma vez que, o acesso a educação escolar é privilegiado por certos números das pessoas que vivem na cidade, e a maioria não privilegiado são filhos/as camponeses que vivem nos campos. O nosso trabalho justifica-se por interesse de compreender o processo educativo guineense, e a sua evolução na pós-independência. Com isso o objetivo principal do nosso trabalho visa analisar a educação escolar na Guiné-Bissau num olhar sobre cidade e campo, também entender o papel dos governantes guineenses nas políticas educacionais e descentralização do sistema educativo nas cidades. O presente trabalho é do cunho qualitativa, que contém levantamentos e análises bibliográficos dos textos, artigos, dissertações, teses e alguns documentos relacionados com a temática. O nosso resultado parcial, nos mostra que, a educação escolar guineense desde o golpe de 1980, o país entrou na crise educacional segundo Bruno Gomes (2016) disse que, “nesse período os que tomaram o comando do país não colocavam a educação como prioridade do governo, mas essas pessoas se preocupavam mais com as conquistas pessoais de bens materiais. Portanto o sistema educativo guineense pode alcançar o seu objetivo que tinha nos primeiros momentos da independência, se optamos por uma reforma educacional democrático no país, onde as todas as esferas socioeconômica, cultural e política vão ser atingidas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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