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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Osório, Andy Monroy | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T19:08:45Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T19:08:45Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OSÓRIO, Andy Monroy. Representações sobre a história da África e dos africanos nos livros didáticos de Cabo Verde no pós-independência (1975-2020). In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 98-99. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70406 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História da África | pt_BR |
dc.subject | Colonização | pt_BR |
dc.subject | Cabo Verde | pt_BR |
dc.title | Representações sobre a história da África e dos africanos nos livros didáticos de Cabo Verde no pós-independência (1975-2020) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo analisar a representação da História da África e dos africanos nos livros escolares de Cabo Verde adotados no período de 1975 até o ano de 2020. Nesse espaço de 45 anos de libertação do jugo colonial português buscaremos compreender como os cabo verdianos constituíram a escrita da história e do continente em que pertencem nos livros escolares. Este trabalho justifica-se pela necessidade de ampliar os conhecimentos sobre o ensino de História em África, já que, em termos acadêmicos, Amina Mama (2018) explica que a maior parte do conhecimento sobre a África é produzida no ocidente e por intelectuais não africanos. Nossas buscas preliminares mostram que os livros didáticos lançados em 1974 pelo setor educacional do PAIGC, partido que comandava o país após a libertação colonial, eram usados nas escolas e tinham conteúdos que abordavam a história das antigas civilizações africanas, a colonização portuguesa em África, as intenções do imperialismo europeu e avanço do capitalismo no continente africano. Portanto, é fundamental para nossa pesquisa entender que a valorização da cultura negra no currículo escolar é um dos elementos formadores da cultura cabo-verdiana, desse modo, demanda um repensar sobre a condição imposta ao negro africano, que teve sua a identidade étnica, cultural e pessoal prejudicada pela escravização e colonização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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