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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70405
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Carrecor | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T19:07:47Z | - |
dc.date.available | 2023-02-01T19:07:47Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Carrecor. Políticas públicas de acesso à educação básica na Guiné-Bissau no período 2010-2018. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 97. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70405 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Acesso à educação | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas de acesso à educação básica na Guiné-Bissau no período 2010-2018 | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O acesso à educação básica na Guiné-Bissau foi e continua sendo uma questão complexa, assim o presente estudo visa analisar as políticas de acesso à educação básica na Guiné-Bissau, de 2010 – 2018. A nossa pesquisa foi realizada com 5 estudantes na UNILAB, Ceará. Foi utilizado o método qualitativo, tendo como as técnicas análise documental e entrevista semiestruturada e, análise temática narrativa como procedimento de análise de dados. Entre os resultados, percebe-se que a instabilidade política é um cardeal fator que estorva o progresso do sistema educativo guineense e ainda sublinham de que as vicissitudes impossibilitam não só a criação e a implementação de várias políticas públicas educacionais que alinham com as realidades, mas também contribuem na degradação das infraestruturas escolares, e impossibilitam a ampliação das ofertas. Ou seja, as políticas públicas de acesso à educação básica na Guiné-Bissau estão abaixo das expectativas, o que proporciona um aumento na taxa de analfabetismo, falta das infraestruturas escolar em diversas zonas do país e de recursos humanos (professores). O Estado guineense, portanto, deve não só ampliar a parcela orçamentaria, mas aumentar a oferta, ampliar e modificar infraestruturas escolares, e também ao mesmo tempo criar políticas de incentivo de permanência. | pt_BR |
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