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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70376
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sampa, Eurico Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:25:58Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T18:25:58Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SAMPA, Eurico Paulo. Os precedentes históricos e políticos que impossibilitaram a instituição da língua guineense no ensino na Guiné-Bissau. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 91-92. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70376 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua guineense | pt_BR |
dc.subject | Não adoção | pt_BR |
dc.subject | Precedentes históricos e políticos | pt_BR |
dc.title | Os precedentes históricos e políticos que impossibilitaram a instituição da língua guineense no ensino na Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, analisam-se os precedentes históricos e políticos que impossibilitaram a instituição da língua guineense no espaço de ensino na Guiné-Bissau. Os incidentes históricos e políticos demostram que a não instituição da língua guineense (kriol) no espaço de ensino remontam aos momentos da luta de libertação nacional quando o Estado guineense, no seu embrião, administrava a educação nas zonas libertadas. Por motivos técnicos e político/ideológico, o Estado guineense decidiu afastar da sua estrutura escolar e curricular a língua guineense. Independentemente das razões técnicas e política/ideológica que levaram o afastamento da língua guineense do espaço escolar, enfatizamos que há premência de instituir a língua guineense no espaço de ensino na Guiné-Bissau, por ser língua materna de grosso número dos guineenses, por ser também a língua da unidade nacional e a língua da cultura. Para realização deste trabalho, foi utilizado abordagem qualitativa, onde trabalhamos com a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que se não houver a vontade política, a língua guineense nunca estará pronta, por si só, para ser instituída como língua de ensino na Guiné-Bissau. Os mesmos motivos técnicos que levaram o afastamento da língua guineense das estruturas escolares e curriculares, começando pela educação nas zonas libertadas, perpassam os momentos pós independência e os dias atuais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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