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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70375
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Correia, Carlos Marley Mateus | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:25:32Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T18:25:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CORREIA, Carlos Marley Mateus. Possibilidades para o ensino de História a partir da musicalidade no Candomblé Ketu. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 90. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70375 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Candomblé | pt_BR |
dc.subject | Tambor | pt_BR |
dc.title | Possibilidades para o ensino de História a partir da musicalidade no Candomblé Ketu | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toqO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toqO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toques dos tambores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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