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dc.contributor.authorCorreia, Carlos Marley Mateus-
dc.date.accessioned2023-01-30T18:25:32Z-
dc.date.available2023-01-30T18:25:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCORREIA, Carlos Marley Mateus. Possibilidades para o ensino de História a partir da musicalidade no Candomblé Ketu. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 90. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70375-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectTamborpt_BR
dc.titlePossibilidades para o ensino de História a partir da musicalidade no Candomblé Ketupt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toqO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toqO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca dos caminhos possíveis para um ensino de história dos povos africanos e afrodescendentes, mediado pelos toques ritualísticos do Candomblé Ketu. Trabalhando com os toques percussivos de terreiro, proponho debater junto a estudantes de educação básica o conjunto de saberes históricos, filosóficos e formativos do povo negro em diáspora. Levo essa discussão para a sala de aula a partir de oficinas, onde os e as estudantes são apresentados a alguns toques ritualísticos de atabaques, vinculados a religiosidade afro-brasileira, e as possibilidades significativas destes, usualmente transmitidas pela oralidade nos terreiros. Ao fim das oficinas objetivo que os e as estudantes possam pensar na presença dos povos africanos e afro-brasileiros a partir da chave do projeto civilizatório, apontando para a complexidade e sofisticação dos saberes circulados desde os toques dos tambores.pt_BR
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