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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70374
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mesquita, Virna Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T18:25:01Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T18:25:01Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MESQUITA, Virna Ferreira de. Desconstrução teórica e protagonismo negro: um olhar à luz da disciplina de tópicos especiais I. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 89. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70374 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Afrocentrismo | pt_BR |
dc.subject | Componente optativo | pt_BR |
dc.subject | Grade curricular | pt_BR |
dc.title | Desconstrução teórica e protagonismo negro: um olhar à luz da disciplina de tópicos especiais I | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente resumo objetiva refletir acerca da importância do componente optativo do curso de história "Tópicos especiais I". A priori, destaca-se a relevância desta disciplina como base para as futuras pesquisas em África e adjacentes, pois, o componente parte de uma leitura com enfoque em grandes intelectuais negros que pouco são abordados ao longo do curso e que possuem um peso indescritível na formação humana/profissional dos discentes. Destarte, o intuito dessa disciplina não é dar voz, mas ouvir os que muito foram silenciados e protagonizar suas narrativas. Outrossim, para a metodologia utilizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada em textos como o de Lélia Gonzalez (1984), Nah Dove (1998), Frantz Fanon (1968), além da exímia observação das aulas dessa disciplina, acompanhada de fichamentos e discussões entre os demais discentes. Em síntese, o resultado dessa observação consta em um processo de desconstrução teórica, onde é possível compreender que a visão acadêmica ainda é muito eurocêntrica porém, é imprescindível que haja discussão, problematização e revisão da grade curricular para abranger os diferentes personagens da história, preparar os futuros docentes para pensar, conjecturar formas de expandir o conteúdo a tanto tempo restrito ao eurocentrismo, dando destaque para o afrocentrismo e suas complexidades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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