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dc.contributor.authorMesquita, Virna Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-01-30T18:25:01Z-
dc.date.available2023-01-30T18:25:01Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMESQUITA, Virna Ferreira de. Desconstrução teórica e protagonismo negro: um olhar à luz da disciplina de tópicos especiais I. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 89. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70374-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.subjectComponente optativopt_BR
dc.subjectGrade curricularpt_BR
dc.titleDesconstrução teórica e protagonismo negro: um olhar à luz da disciplina de tópicos especiais Ipt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente resumo objetiva refletir acerca da importância do componente optativo do curso de história "Tópicos especiais I". A priori, destaca-se a relevância desta disciplina como base para as futuras pesquisas em África e adjacentes, pois, o componente parte de uma leitura com enfoque em grandes intelectuais negros que pouco são abordados ao longo do curso e que possuem um peso indescritível na formação humana/profissional dos discentes. Destarte, o intuito dessa disciplina não é dar voz, mas ouvir os que muito foram silenciados e protagonizar suas narrativas. Outrossim, para a metodologia utilizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada em textos como o de Lélia Gonzalez (1984), Nah Dove (1998), Frantz Fanon (1968), além da exímia observação das aulas dessa disciplina, acompanhada de fichamentos e discussões entre os demais discentes. Em síntese, o resultado dessa observação consta em um processo de desconstrução teórica, onde é possível compreender que a visão acadêmica ainda é muito eurocêntrica porém, é imprescindível que haja discussão, problematização e revisão da grade curricular para abranger os diferentes personagens da história, preparar os futuros docentes para pensar, conjecturar formas de expandir o conteúdo a tanto tempo restrito ao eurocentrismo, dando destaque para o afrocentrismo e suas complexidades.pt_BR
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