Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70335
Tipo: TCC
Título: Da criação ao mercado dos derivados do avestruz
Autor(es): Sousa, Adanilton Jesus Melo de
Orientador: Lemos, José de Jesus Sousa LEMOS
Palavras-chave: Aves - Criação (Brasil);Criação de avestruz - Brasil;Estrutiocultura;Avestruzes - Criação econômica e racional;Carne de avestruz - Comercialização
Data do documento: 2007
Citação: SOUSA, Adanilton Jesus Melo de. Da criação ao mercado dos derivados do avestruz. 2007. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: Há dez anos a chegada das primeiras aves reprodutoras deu início à criação de avestruz no Brasil. As aves adaptaram-se bem às condições climáticas do país; assim, deixaram de ser consideradas exóticas para adquirirem status zootécnico, tornando a estrutiocultura uma nova opção pecuária e econômica e atraindo a atenção de empresários e pecuaristas, interessados em um investimento com bom potencial de retorno. Esse segmento começa a abrir mercado para a produção de alimentos, atendendo ao perfil atual do consumidor de carnes, que opta pelas carnes magras ao desenvolver hábitos alimentares saudáveis e optar por uma melhor qualidade de vida. Por esse motivo, todas as fases da cadeia de produção de carnes e subprodutos do avestruz devem submeter-se a um rigoroso controle de qualidade. Assim, o objetivo deste trabalho foi de, a partir da análise da importância da estrutiocultura no mundo e recentemente no Brasil e conseqüentemente no Ceará, estudar aspectos no que tange à criação e ao mercado dos derivados das aves, que apresentam um grande potencial para a região brasileira e, em especial, para a região do semi-árido nordestino. O propósito aqui é verificar o atendimento da carne de avestruz às exigências culinárias. Pelo que se sabe, a carne de avestruz obteve um grau de maciez que atende a essas exigências, observando-se maior maciez no dorso, seguido da coxa e sobrecoxa. Por sua maior capacidade de retenção de água, a came de avestruz é ideal para obtenção de produtos processados, pois possivelmente reduz a necessidade de utilização de retensores de água, como fosfatos. Os resultados da análise da composição centesimal confirmam sua qualidade nutricional, com elevado teor de proteína, ferro e cálcio e baixo teor de lipídeos, atendendo a exigência de consumidores que optam por produtos de origem animal, nutritivos, com pouca gordura e com menos calorias. Além disso, seus subprodutos são importantíssimos no que diz respeito ao lucro final da ave: plumas, ovos (tanto para artesanato, como para consumo comestível), cílios e couro transformam a criação de avestruz em uma grande oportunidade de lucro. Nesse sentido, é plenamente justificável a necessidade de estudo capazes de mostrar a viabilidade da criação de avestruzes e a rentabilidade de seus produtos e subprodutos desde que submetidos a tratamento criterioso, decorrente do emprego do manejo apropriado.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70335
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_ajmsousa.pdf10,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.