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dc.contributor.authorVeloso, Gabriela de Araújo Zaupa-
dc.date.accessioned2023-01-26T19:02:04Z-
dc.date.available2023-01-26T19:02:04Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationVELOSO, Gabriela de Araújo Zaupa. Do conforto à ruptura: suspense e suspensão em Continuidad de los Parques. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 80. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70312-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectTensividadept_BR
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectSuspensept_BR
dc.subjectFantásticopt_BR
dc.titleDo conforto à ruptura: suspense e suspensão em Continuidad de los Parquespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA literatura fantástica é um gênero que, como outros, costuma fazer uso do efeito de sentido de suspense como um recurso de manutenção da atenção do enunciatário, deixando-o ansioso por um desfecho. Mas para além de retardar ou interromper a sucessão de eventos, o fantástico manipula elementos da racionalidade, desafiando a concepção do real, do possível e impossível, do esperável, tanto para os personagens quanto para o leitor, numa lógica fortemente concessiva. Para Zilberberg (2011, p. 136), o suspense corresponde a uma dilatação extensiva de uma espera intensiva, num jogo entre o sensível e o inteligível, mas sem a peculiaridade da instabilidade do real. A análise do conto Continuidad de los Parques, de Julio Cortázar, fundamentada na Semiótica Discursiva e na Semiótica Tensiva, demonstrou primeiramente como as escolhas enunciativas de debreagem e de mescla das instâncias narrativas (enunciatário, narrador, personagem-leitor e personagens-lidos) provocam incrementos na dimensão da intensidade, saindo da rotina ao acontecimento. Foram identificadas duas esperas distintas, uma primeira característica do suspense e outra causada pela irrupção de uma concessão, e que deixou personagem-leitor e enunciatário suspensos ao fim do conto. Observamos, portanto, um suspense “clássico” interrompido por um acontecimento sem resolução, eternamente em suspensão.pt_BR
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