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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70308
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Medeiros, Roger Rômulo Monteiro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-26T18:59:31Z | - |
dc.date.available | 2023-01-26T18:59:31Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Roger Rômulo Monteiro de. Jogos entre o inteligível e o sensível: uma abordagem tensiva sobre a afetividade em sistemas lúdicos. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 74. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70308 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Tensividade | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Enunciação | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | Jogos entre o inteligível e o sensível: uma abordagem tensiva sobre a afetividade em sistemas lúdicos | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Não é difícil reconhecer a capacidade de os jogos provocarem nos jogadores afetos e emoções – motivo pelo qual, acredita-se, estão amplamente difundidos em nossa cultura. Nessa direção, este trabalho visa apresentar considerações acerca dos jogos, os efeitos afetivos que produzem e o seu modo de produção, entre os quais, destaca-se o modo como a afetividade é construída no e pelo jogo. Este trabalho é parte de uma tese em andamento, de ordem qualitativa e orientada metodologicamente pelo modelo hipotético-dedutivo. A discussão que propomos é fundada sobre o campo da semiótica francesa, especialmente no tocante ao tópico da tensividade, proposta por Zilberberg e outros colaboradores. Desse modo, via semiótica tensiva, é possível cifrar a articulação da afetividade por um destinador, pressuposto pelo jogo, capaz de manipular programas narrativos e percursos afetivos pelos quais passa o jogador. Portanto, é possível propor uma espécie de sistema programador de afetos sentidos em um jogo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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