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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rebeca Casemiro de-
dc.date.accessioned2023-01-26T18:58:28Z-
dc.date.available2023-01-26T18:58:28Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rebeca Casemiro de. Proposta de homologação entre expressão e conteúdo por meio da semiótica tensiva numa fotografia de Tiago Santana. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 72. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70306-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica tensivapt_BR
dc.subjectSemiótica plásticapt_BR
dc.subjectExpressão e conteúdopt_BR
dc.subjectTexto visualpt_BR
dc.titleProposta de homologação entre expressão e conteúdo por meio da semiótica tensiva numa fotografia de Tiago Santanapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA semiótica tensiva trouxe possibilidades mais fluidas de análise dos textos pela visada da semiótica discursiva. Alguns estudos, sobretudo os trazidos por Lemos (2021), sugerem que as categorias tensivas nos fornecem um grau de abstração maior para proceder à análise semiótica dos planos da expressão e conteúdo. Nessa perspectiva, este trabalho buscou analisar maneiras como as categorias tensivas dos planos da linguagem se relacionam, tendo como objeto uma fotografia de Tiago Santana. Utilizando a semiótica plástica, observamos uma distribuição topológica vertical dos elementos centrais, reforçada pela distribuição dos tons de cinza (mais intensos no eixo central) e com formas definidas e indefinidas. No plano do conteúdo, essa disposição vertical associa se à categoria sagrado vs. profano, construindo uma gradação entre a figura humana (inferior), as figuras santificadas (centro) e o divino (superior). Sobre essa análise, aplicou-se o ferramental tensivo aos dois planos e os resultados apontam para estratégias tensivas coincidentes em ambos, onde os elementos tônicos do plano da expressão (claridade em excesso e indefinição da forma) se reportam ao elemento tônicos no conteúdo (a figura do homem). O mesmo acontece com os elementos átonos na expressão (cor mais saturada e formas definidas) e no conteúdo (as figuras do sagrado).pt_BR
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