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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFlorêncio, Suelismar Mariano-
dc.date.accessioned2023-01-26T18:57:19Z-
dc.date.available2023-01-26T18:57:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationFLORÊNCIO, Suelismar Mariano. Eidética do descontentamento apontamentos sobre o semissimbolismo na semiose da LIBRAS. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 70. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70304-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemissimbolismopt_BR
dc.subjectEidéticapt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.titleEidética do descontentamento apontamentos sobre o semissimbolismo na semiose da LIBRASpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objeto deste trabalho é a articulação semissimbólica da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo principal foi analisar, a partir dos postulados da Semiótica Discursiva de linha francesa, como o formante plástico da categoria eidética do plano de expressão homologa categorias do plano de expressão. O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza explicativa. A coleta de dados foi realizada a partir do Dicionário da Língua Brasileira de sinais (CAPOVILLA et al., 2017), de onde foram selecionadas três expressões do tipo gírias, a saber: “LEVAR O CANO”, “ESQUENTADO” e “PÃO DURO”. Foi analisado como o formante plástico do tipo eidético (distenção vs contração) homologa, nestes textos, a categoria fundamental do plano de conteúdo contentamento vs. descontentamento, a partir dos postulados de Jean-Marie Floch (1985). Os resultados apontam que, para além de apenas um veículo da semiose, a configuração dos parâmetros fonológicos da LIBRAS enquanto plano de expressão enfatizam, a partir do trabalho poético da linguagem, valorizações privilegiadas pelo plano de conteúdo, corroborando com os resultados apresentados por Milani (2010), para o qual todo texto é semissimbólico.pt_BR
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