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dc.contributor.authorTavares, Biatriz de Moura-
dc.date.accessioned2023-01-26T18:41:03Z-
dc.date.available2023-01-26T18:41:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationTAVARES, Biatriz de Moura. Vivian Maier: o sensível e o inteligível em três autorretratos. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 65. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70300-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSemiótica discursivapt_BR
dc.subjectSemiótica visualpt_BR
dc.subjectVivian Maierpt_BR
dc.titleVivian Maier: o sensível e o inteligível em três autorretratospt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPropomos neste trabalho a análise de três autorretratos da fotógrafa norte americana Vivian Maier, cuja apresentação particular de projeção da imagem de Si (FONTANILLE, 2017) em cenas do cotidiano é objeto de nosso interesse. Tendo isso em vista, ancoramo-nos no ferramental teórico da semiótica plástica (FLOCH, 1985; PIETROFORTE, 2004; 2016), que possibilita a análise dos elementos do plano da expressão das fotografias, e relaciona-os ao conteúdo, causando efeitos de sentido distintos. Para este estudo, escolhemos duas fotografias com oposição cromática tons de cinza vs. tons de branco, em que notamos a recorrência de figuras lineares vs. planares, bem como paralelas vs. cruzadas. As particularidades plásticas descritas constroem um jogo de triagens e misturas das figuras, formas e texturas (ZILBERBERG, 2011[2006]), que, no plano do conteúdo, cria um efeito de sentido de coexistência entre o velado e o evidente. Posto isso, buscamos entender de que maneira esses termos, correlatos às categorias de presença e ausência, marcam e nos informam sobre o estilo (DISCINI, 2015) dos autorretratos de Maier. Por fim, acreditamos que esta análise nos leva à decomposição dos processos que formam o Eu actante (FONTANILLE, 2017) e nos ajudará a entender como isso implica na particularidade das marcas do Si nas fotografias.pt_BR
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