Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70274
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Társis Lima Gomes da-
dc.date.accessioned2023-01-25T19:42:46Z-
dc.date.available2023-01-25T19:42:46Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Társis Lima Gomes da. Emergência e dissolução de um sujeito afetado: elementos tensivos em um enunciado de Björk. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 53. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70274-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTensividadept_BR
dc.subjectCanção experimentalpt_BR
dc.subjectSincretismopt_BR
dc.titleEmergência e dissolução de um sujeito afetado: elementos tensivos em um enunciado de Björkpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho investiga as estratégias enunciativas e as relações entre as expressões verbal, fônica e musical na faixa “Öll Birtan”, de Björk. Seguimos a senda de Lemos (2016), para quem as categorias tensivas, devido a sua maior abstração, poderiam ser úteis não apenas ao tratamento do conteúdo, mas também à análise de diferentes expressões. Intencionamos, então, com a análise deste objeto, no qual o figurativo escapa em borrões e o figural aponta claramente sentidos na dinâmica global do texto, investigar as relações entre as diferentes expressões e o conteúdo veiculado e identificar como as articulações profundas atuam na aproximação e compatibilização entre os diferentes planos e linguagens. Para tanto, além de Lemos (2010, 2016), recorremos também a Tatit (1994, 2020) e Zilberberg (2004, 2006) como aparato teórico metodológico. Resultados analíticos iniciais apontam que as concentrações e dispersões de vozes associadas à tonicidade de cada linha melódica podem atualizar um traço de incoatividade/terminatividade no verbal. Além disso, na articulação de um efeito de sentido “crescente”, algumas cadeias fônicas não-verbais podem completar a direção tensiva sugerida ou servir, como fundo, ao estabelecimento de células rítmicas.pt_BR
Aparece nas coleções:SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_resumo_eve_tlgsilva.pdf135,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.