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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70274
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Társis Lima Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T19:42:46Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T19:42:46Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Társis Lima Gomes da. Emergência e dissolução de um sujeito afetado: elementos tensivos em um enunciado de Björk. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 53. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70274 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tensividade | pt_BR |
dc.subject | Canção experimental | pt_BR |
dc.subject | Sincretismo | pt_BR |
dc.title | Emergência e dissolução de um sujeito afetado: elementos tensivos em um enunciado de Björk | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho investiga as estratégias enunciativas e as relações entre as expressões verbal, fônica e musical na faixa “Öll Birtan”, de Björk. Seguimos a senda de Lemos (2016), para quem as categorias tensivas, devido a sua maior abstração, poderiam ser úteis não apenas ao tratamento do conteúdo, mas também à análise de diferentes expressões. Intencionamos, então, com a análise deste objeto, no qual o figurativo escapa em borrões e o figural aponta claramente sentidos na dinâmica global do texto, investigar as relações entre as diferentes expressões e o conteúdo veiculado e identificar como as articulações profundas atuam na aproximação e compatibilização entre os diferentes planos e linguagens. Para tanto, além de Lemos (2010, 2016), recorremos também a Tatit (1994, 2020) e Zilberberg (2004, 2006) como aparato teórico metodológico. Resultados analíticos iniciais apontam que as concentrações e dispersões de vozes associadas à tonicidade de cada linha melódica podem atualizar um traço de incoatividade/terminatividade no verbal. Além disso, na articulação de um efeito de sentido “crescente”, algumas cadeias fônicas não-verbais podem completar a direção tensiva sugerida ou servir, como fundo, ao estabelecimento de células rítmicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SH - Resumos de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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