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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/70273
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, João Victor Anastácio de | - |
dc.contributor.author | Tavares, Larissa Moreira | - |
dc.contributor.author | Moisés, Tainá Facó Franklin de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-25T19:42:09Z | - |
dc.date.available | 2023-01-25T19:42:09Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Victor Anastácio de; TAVARES, Larissa Moreira; MOISÉS, Tainá Facó Franklin de Lima. Desigualdade e violência em “As Caravanas”: sob a perspectiva de uma análise da semiótica discursiva. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 51-52. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-00-61083-3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70273 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Semiótica discursiva | pt_BR |
dc.subject | Semiótica da canção | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.title | Desigualdade e violência em “As Caravanas”: sob a perspectiva de uma análise da semiótica discursiva | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho busca analisar a letra e aspectos melódico-musicais da canção “As Caravanas”, de Chico Buarque de Hollanda, sob a perspectiva da Semiótica Discursiva. Assim, visamos descrever elementos do percurso gerativo de sentido que comprovam a abordagem e o desenvolvimento de temas tais como o racismo, a desigualdade social, o conflito entre o privilegiado e o periférico e a violência policial incitada e perpetrada pela sociedade brasileira. Em vista disso, foi adotada uma análise cujos fundamentos se voltam principalmente para a semiótica discursiva de base greimasiana trabalhada por Fiorin (2008) e por Barros (2005), levando em consideração princípios teóricos que Tatit (2010, 2019) aplica à semiótica da canção. Desta análise, concluímos que a letra se performa na canção e organiza seus elementos fundamentais, narrativos e discursivos conforme a intenção de expor e construir uma crítica a respeito das problemáticas sociais mencionadas. | pt_BR |
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