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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendes, Beatriz Farias-
dc.date.accessioned2023-01-25T19:40:03Z-
dc.date.available2023-01-25T19:40:03Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMENDES, Beatriz Farias. As tensões do Jardim: uma análise semiótica do conto “Amor”, de Clarice Lispector. In: SEMANA DE HUMANIDADES, 15., 2022, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Centro de Humanidades da UFC, 2022. p. 47. Tema: Sonhar é Humanas: (re)existências no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.identifier.isbn978-65-00-61083-3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70270-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectTensãopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.subjectEpifaniapt_BR
dc.titleAs tensões do Jardim: uma análise semiótica do conto “Amor”, de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrComo aponta Rosenbaum (2002), Clarice Lispector provoca enorme fascínio por sua obra e, por isso, inspira diversas pesquisas que tentam melhor compreendê-la. Um dos elementos que despertam interesse é a exploração dos movimentos íntimos dos sujeitos clariceanos. Nesse sentido, por meio da semiótica greimasiana, propomo-nos a analisar como as figuras e demais elementos do conto “Amor” (1960) constroem, sutil e complexamente, as tensões que permeiam a narrativa. Seguindo o percurso espacial da personagem Ana no conto, analisamos os níveis presentes no percurso gerativo de sentido descritos por Fiorin (1997), a fim de demonstrar a presença de um destinador manipulador e a relevância da regressão espaço-temporal na enunciação para descrever a epifania na narrativa. Assim, a forte presença do papel temático de dona de casa estabelece o contexto para o surgimento dessa epifania. Entretanto, a ausência de controle da personagem faz com que a epifania acarrete questionamentos sobre este papel e mobilize semas sacros referenciados ao mundo e não ao espaço do lar, construindo o impacto e a tensão que permeiam o conto após o acontecimento do cego mascando chicles.pt_BR
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