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Tipo: TCC
Título: Os impactos do Ensino Médio estadual em tempo integral sob a perspectiva do professor
Autor(es): Almeida, Ana Angelica Gomes de
Orientador: Torres, Lis de Maria Martins
Palavras-chave: Ensino Médio;Escola em tempo integral;Escola pública;Full-time school;Public school
Data do documento: 2023
Citação: ALMEIDA, Ana Angelica Gomes de. Os impactos do Ensino Médio estadual em tempo integral sob a perspectiva do professo . Orientadora: Lis de Maria Martins Torres. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O presente estudo teve como foco central verificar se a partir do olhar dos docentes que atuam na Escola do Estado do Amazonas, localizada no bairro Rodolfo Teófilo, na cidade de Fortaleza/CE, há um melhor desempenho dos alunos que utilizam da modalidade do ensino médio público estadual em tempo integral. A pesquisa foi realizada em caráter qualitativo, através da aplicação de um questionário contendo cinco perguntas abertas, realizadas junto aos docentes interrogando-os sobre: o seu grau de formação; o período que esses profissionais atuam em tempo integral; se todos os docentes participaram da transição para o tempo integral; se existe algum tipo de avaliação específica que meça o rendimento dos alunos em relação a modalidade; e qual a visão os docentes em relação a melhoria da qualidade escolar para os alunos do tempo integral de ensino. Baseado nessa experiência com os docentes, após a coleta e análise dos questionários aplicados, não foi possível afirmar que os alunos da EEMTI Estado do Amazonas tiveram um maior rendimento escolar pela utilização da modalidade de ensino em tempo integral e, ainda, de acordo com os professores, só esse modelo de ensino não é a solução para os alunos do ensino médio da escola pública. Para os docentes, ainda são necessárias outras ações conjuntas para investir no desenvolvimento desses alunos. Além da estruturação e aparelhagem das escolas, é necessário fornecer um corpo docente, e demais profissionais, que atuem junto à escola, o que possibilitará aplicar o que está proposto tanto na lei que institui o Novo Ensino Médio, quanto aplicar a modalidade de ensino em tempo integral, propriamente dita, no Ceará.
Abstract: The present study had as its central focus to verify whether it is possible to verify on the part of the teachers who work at the Escola do Estado do Amazonas, located in the Rodolfo Teófilo neighborhood, in the city of Fortaleza/CE, a better performance of the students who use the modality of high school full-time state public. The evaluation was carried out in a qualitative way through the application of a questionnaire containing five open questions, carried out with the professors, questioning them about their degree of formation, how long these professionals have been working full-time, if all the professors participated in the transition to the full-time, if there is any type of specific evaluation that measures student performance in relation to the modality and what is the vision teachers have in relation to improving the school quality of full-time students. Based on this experience with the teachers, after collecting and analyzing the applied questionnaires, it was not possible to state that the students of the EEMTI Estado do Amazonas had a greater academic performance by using the full-time teaching modality and also, according to the teachers, this teaching model alone is not the solution for public high school students. For the professors, other joint actions are still necessary to invest in the development of these students. In addition to structuring and equipping the schools, it is necessary to provide a teaching staff and other professionals who work with the school in order to be able to apply everything that is proposed both in the law that establishes the new high school and the full-time teaching modality in Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/70025
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