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Tipo: Tese
Título: Efeitos da aplicabilidade de um manual educativo para ações de detecção precoce do câncer de mama
Título em inglês: The effects of the application of an educational handbook for actions in early detection of breast cancer
Autor(es): Silva, Anna Paula Sousa da
Orientador: Fernandes, Ana Fátima Carvalho
Palavras-chave: Neoplasias da Mama;Promoção da Saúde;Diagnóstico Precoce
Data do documento: 2012
Citação: SILVA, A. P. S. Efeitos da aplicabilidade de um manual educativo para ações de detecção precoce do câncer de mama. 2012. 140 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Resumo: O controle do câncer de mama fundamenta-se no mapeamento do risco, no planejamento e na implementação de ações que visam à detecção de tumores cada vez menores, proporcionando melhorar a assistência à saúde, diminuindo os gastos desnecessários e estimulando o desenvolvimento de estratégias educativas. Objetivou-se avaliar os efeitos da aplicação de um manual educativo relacionado aos exames de detecção precoce do câncer de mama para mulheres. Trata-se de um estudo quase-experimental, realizado no município de Fortaleza-Ce em uma Unidade Básica de Saúde. A população do estudo foi composta por mulheres cadastradas na referida unidade que realizaram o exame de prevenção ginecológica, nos meses de abril e maio de 2011, destinados para a primeira etapa da coleta de dados, sendo baseada no número de atendimentos ginecológicos mensais, totalizando uma amostra de 294 mulheres, distribuídas equitativamente em grupo intervenção-GI e grupo controle-GC. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista por meio de um formulário do tipo inquérito CAP (conhecimento, atitude e prática), elaborado baseado no conhecimento dos exames de detecção precoce e na realização correta dos mesmos, além de características sócio-demográficas das participantes e informações sobre fatores de risco para câncer de mama nestas mulheres. O estudo foi desenvolvido em duas fases para o GI (inquérito CAP pré-intervenção acompanhado de uma sessão educativa do manual com leitura posterior dos mesmos pelas participantes e consulta de retorno com preenchimento do inquérito CAP pós-intervenção) e, uma fase para GC (inquérito CAP). O material educativo aplicado trata-se de um manual de orientações a mulheres mastectomizadas onde foram utilizados os dois primeiros capítulos que correspondem a explicações voltadas para os exames de detecção precoce. Para a análise estatística, utilizou-se o programa SPSS versão 16.0 e os dados foram tabulados, processados e analisados, em tabelas. Os testes estatísticos foram selecionados de acordo com a necessidade da análise dos dados, a fim de alcançar os objetivos propostos, com confiabilidade e validade do instrumento. Após análise dos dados observou-se a homogeneidade dos dois grupos, mostrando a associação das variáveis sociodemográficas e das variáveis relacionadas aos fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Contudo, puderam-se observar diferenças significativas nos escores, no que se refere ao grau de conhecimento, atitude e a prática em relação à realização dos exames de detecção precoce do câncer de mama, quando comparados após aplicação da intervenção educativa, notando-se que o grupo intervenção pós-manual mostrou a maioria das variáveis comparativas superiores às do grupo controle e às do grupo intervenção antes do manual, isto é, após a aplicação do manual educativo, houve mudanças significantes voltadas para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O estudo tornou-se relevante à medida que propôs avaliar uma estratégia de educação em saúde, a fim minimizar as lacunas do conhecimento e a realização dos exames de detecção precoce do câncer de mama e, dessa forma, melhorar a assistência à saúde mamária. Nesse sentido, comprova-se a tese de que a intervenção educativa, com a utilização de um manual educativo sobre detecção precoce do câncer de mama para mulheres, possibilitou importantes resultados na promoção da saúde mamária, através da prevenção secundária.
Abstract: The control of breast cancer is based on risk mapping, planning and implementation of actions aimed to detect increasingly smaller tumors, providing better health care, reducing unnecessary spending and stimulating the development of educational strategies. The objective was to assess the effects of the application of an educational handbook related to early detection tests of breast cancer for women. This is a quasi-experimental study carried out in Fortaleza-CE, Brazil, in a Basic Health Unit. The study population consisted of women registered in this unit who underwent preventive gynecological examination in April and May 2011, intended for the first stage of data collection, being based on the number of gynecologic examination per month, totaling a sample of 294 women, equally distributed in intervention group and control group. Data collection happened through an interview by a KAP (knowledge, attitude and practice) survey, developed based on knowledge of early detection tests and the correct performance of them, as well as socio-demographic characteristics of participants and information about risk factors for breast cancer in these women. The study was developed in two phases for the intervention group (pre-intervention KAP survey followed by an educational session of the manual and later reading by the same participants and a return visit to post-intervention KAP), and a phase for the control group (KAP survey). The educational material used is a manual of guidelines for mastectomized women where we used the first two chapters that correspond to explanations focused on early detection tests. For statistical analysis we used SPSS program version 16.0 and data was tabulated, processed and analyzed in tables. Statistical tests were selected according to the need for data analysis, in order to achieve the proposed objectives, with reliability and validity of the instrument. After data analysis we observed the homogeneity of both groups, showing the association of socio-demographic variables and variables related to risk factors for developing breast cancer. However, we could verify significant differences in scores, regarding the degree of knowledge, attitude and practice on the performance of examinations for early detection of breast cancer, when compared after application of the educational intervention, noticing that the post-manual intervention group presented most of the comparative variables higher than the control group and the intervention group before the handbook, which means, after the implementation of an educational handbook, there were significant changes addressed at early diagnosis of breast cancer. The study became relevant once it proposed to assess a health education strategy, in order to minimize the gaps in knowledge and performance of the examinations for early detection of breast cancer, thus improving breast health care. In this sense, we prove the thesis that the educational intervention using an educational handbook on early detection of breast cancer for women, allowed significant results in promoting breast health through secondary prevention.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6998
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