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dc.contributor.advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorPinheiro, Carlos Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2023-01-04T11:30:53Z-
dc.date.available2023-01-04T11:30:53Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Carlos Eduardo Silva. As marcas de heterogeneidade enunciativa como estratégias argumentativas. Orientadora: Mônica Magalhães Cavalcante. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69974-
dc.description.abstractThe Text Linguistic, especially the one practiced in Brazil by the research group Protexto (CNPq), from the Federal University of Ceará, and by the Grupo de Estudos em Linguística Textual (Gelt/CNPq), from the University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony, has assumed the theoretical assumptions that Enunciative Heterogeneities and Argumentation are constitutive conditions of texts. Therefore, these groups have sought to investigate the strategies mobilized by speakers in texts of different discursive genres and, to this end, claim an interdisciplinary dialogue between the fundamental assumptions of Text Linguistic, the theoretical apparatus of the Theory of Enunciation, by Jacqueline Authier- Revuz (1990, 1998, 1999, 2004, 2008, 2015, 2020) and the Theory of Argumentation in Discourses (TAD) by Ruth Amossy (2017, 2018, 2019). Following these assumptions and anticipating the expansion of the discussion around them, the present dissertation aimed to analyze the argumentative strategies played by the textual marks of Enunciative Heterogeneity in texts published in the digital social network Twitter. This study is justified by the alignment with the interest of LT in investigating how speakers construct meaning in and through texts when they manage argumentatively the voices that cross their utterance. Moreover, we intended to advance in the characterization of Enunciative Heterogeneities considering them not from a purely enunciative point of view, but textual and argumentative. Therefore, we follow Cavalcante et al. (2020a) in thinking about the modes of instantiation of heterogeneities in texts not as "discursive forms", as Authier-Revuz treats, but as "textual marks" in the argumentative texture of texts. Our interest in analyzing texts published on Twitter was justified by the linguistic, interactional and technological particularities that this digital media makes available for the construction of the meanings of the texts that circulate on it. Therefore, the study carried out on the use of Enunciative Heterogeneity marks as strategies mobilized for the construction of argumentation in texts is relevant, timely and necessary, since it allowed us to understand not only the way in which speakers represent themselves and others in their discourses, but, above all, how this representation constitutes a complex argumentative process used for persuasion.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHeterogeneidades enunciativaspt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleAs marcas de heterogeneidade enunciativa como estratégias argumentativaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Linguística Textual (LT), sobretudo a praticada no Brasil pelo grupo de pesquisa Protexto (CNPq), da Universidade Federal do Ceará, e pelo Grupo de Estudos em Linguística Textual (Gelt/CNPq), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, tem assumido os pressupostos teóricos de que as Heterogeneidades Enunciativas e a Argumentação são condições constitutivas dos textos. Por isso, esses grupos têm procurado investigar as estratégias mobilizadas pelos locutores em textos de diferentes gêneros discursivos e, para tanto, reivindicam um diálogo interdisciplinar entre os pressupostos fundamentais da LT, o aparato teórico da Teoria da Enunciação, de Jacqueline Authier-Revuz (1990, 1998, 1999, 2004, 2008, 2015, 2020) e a Teoria da Argumentação nos Discursos (TAD) de Ruth Amossy (2017, 2018, 2019). Seguindo esses pressupostos e entrevendo a ampliação da discussão em torno deles, a presente dissertação teve como objetivo analisar as estratégias argumentativas desempenhadas pelas marcas textuais de Heterogeneidade Enunciativa em textos publicados na rede social digital Twitter. Este estudo se justifica pelo alinhamento com o interesse da LT em investigar como os locutores constroem sentidos nos e através dos textos quando gerenciam argumentativamente as vozes que atravessam o seu enunciado. Além disso, pretendia-se avançar na caracterização das Heterogeneidades Enunciativas considerando-as não do ponto de vista puramente enunciativo, mas textual e argumentativo. Por isso, seguimos Cavalcante et al. (2020a) ao pensar os modos de instanciação das heterogeneidades nos textos não como “formas discursivas”, como trata Authier-Revuz, mas como “marcas textuais” na tessitura argumentativa dos texto. Nosso interesse em analisar textos publicados no Twitter justificou-se pelas particularidades linguageiras, linguísticas, interacionais e tecnológicas que essa mídia digital disponibiliza para a construção dos sentidos dos textos que nela circulam. Portanto, o estudo realizado sobre o uso das marcas de Heterogeneidade Enunciativa como estratégias mobilizadas para a construção da argumentação nos textos é relevante, oportuno e necessário, visto que permitiu compreender não apenas o modo pelo qual os locutores representam a si e aos outros em seus discursos, mas, sobretudo, como essa representação constitui um fazer argumentativo complexo utilizado para fins de persuasão.pt_BR
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