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Tipo: TCC
Título: Estudo de caso sobre a variabilidade de parâmetros construtivos de camadas granulares em um pavimento asfáltico
Autor(es): Vieira, Isaias Emanuel Veloso
Orientador: Ferreira, Jorge Luis Santos
Palavras-chave: base;sub-base;variabilidade;controle executivo;obra rodoviária
Data do documento: 2022
Citação: VIEIRA, Isaias Emanuel Veloso. Estudo de caso sobre a variabilidade de parâmetros construtivos de camadas granulares em um pavimento asfáltico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Campus de Crateús, Universidade Federal do Ceará, Crateús, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69964. Acesso em:
Resumo: Atualmente, a discussão sobre o controle de qualidade vem ganhando cada vez mais força dentro do contexto das obras rodoviárias. Sabe-se que o conceito de qualidade evoluiu de um enfoque baseado na qualidade do produto final para um enfoque sobre o controle do processo produtivo. O controle da variabilidade, nesse contexto, possui papel fundamental uma vez que uma maior variabilidade resulta em processo menos previsível, menos continuo e, portanto, mais suscetível a erros. Dada a importância significativa que as camadas granulares (base e sub- base) possuem na qualidade final do pavimento, o presente trabalho se propôs a executar uma análise estatística da variabilidade construtiva das mesmas em uma obra rodoviária já executada, sob a jurisdição da SOP. No Brasil, o procedimento DNER-PRO 277/97 estabelece a metodologia para controle estatístico de obras e serviços, enquanto que o controle executivo das camadas de sub-base e base rodoviária, assim como todas as suas sistemáticas, é definido pelas normas DNIT 139 (2010) e DNIT 141 (2010), respectivamente. Os parâmetros analisados nesse trabalho foram Grau de compactação (GC), Teor de umidade in situ (h in situ), Índice de Suporte Califórnia (ISC) e porcentagens passantes nas peneiras de número 40 e 200 (N°40 e N°200, respectivamente), em uma obra já executada no estado do Ceará. Buscou-se caracterizar estatisticamente os dados disponibilizados, investigar a hipótese de normalidade tipicamente assumida pela normatização vigente e avaliar a variabilidade dos parâmetros ao longo das diferentes etapas da obra. Como resultados, pôde-se observar que nenhum dos dados dos parâmetros analisados seguiam a distribuição normal, além disso, identificou-se a distribuição de probabilidade de melhor aderência à maioria deles. Notou-se que o processo executivo se mostrou pouco homogêneo dada a diferença nas frequências dos ensaios de controle tecnológico do primeiro ano para os demais, além da presença de períodos de descontinuidades dos dados. Concluiu-se, também, que os parâmetros construtivos avaliados, em geral, apresentam menor variabilidade quando executados na camada de base do que quando executados na sub-base. Além disso, percebeu-se que a variabilidade tende a diminuir ao decorrer da execução da obra, de tal forma que o primeiro ano é o mais variável enquanto que o terceiro se mostrou o com menor variabilidade, na maioria dos parâmetros. Confirmou-se o fato dos parâmetros de maior interesse (GC e h in situ) possuírem um controle executivo mais rigoroso e, portanto, com menor variabilidade, em relação aos demais.
Abstract: It is known that the concept of quality has evolved from a focus based on the quality of the final product to a focus on the control of the production process. The control of variability, in this context, has a fundamental role, since a greater variability results in a less predictable, less continuous process and, therefore, more susceptible to errors. Given the significant importance that granular layers (base course and sub-base course) have in the final sidewalk quality, the present work proposed to perform a statistical analysis of their constructive variability in a road work already executed, under the jurisdiction of SOP. In Brazil, the procedure DNER-PRO 277/97 establishes the methodology for statistical control of works and services, while the executive control of the subbase course and base course, as well as all their systematic procedures, is defined by DNIT 139 (2010) and DNIT 141 (2010) standards, respectively. The parameters analyzed in this work were degree of compaction (GC), moisture content in situ (h in situ), California Bearing Ratio (CBR) and percentages passing the sieves number 40 and 200 (N°40 and N°200, respectively), in a work already executed in the state of Ceará. The objective was to statistically characterize the available data, to investigate the normality hypothesis typically assumed by the standardization in force and to evaluate the variability of the parameters both in general, and throughout the different stages of the work. As results, it was possible to observe that none of the parameter data analyzed followed the normal distribution; moreover, the probability distribution with the best adherence was identified for most of them. It was noted that the executive process showed little homogeneity given the difference in the frequencies of technological control tests from the first year to the others, besides the presence of periods of discontinuities in the data. It was also concluded that the construction parameters evaluated, in general, show less variability when performed in the base course than when performed in the subbase course. Moreover, it was noticed that the variability tends to decrease throughout the execution of the work, in such a way that the first year is the most variable while the third year showed the least variability in most parameters. It was confirmed that the parameters of greatest interest (GC and h in situ) have a more rigorous executive control and, therefore, with less variability in relation to the others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69964
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