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dc.contributor.advisorGuimarães, Elidihara Trigueiro-
dc.contributor.authorNascimento, Francisco Henriques Silva do-
dc.date.accessioned2022-12-29T12:41:21Z-
dc.date.available2022-12-29T12:41:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, F. H. S. Alterações de processos produtivos em rede de lanchonete do Ceará: um estudo de caso.2022. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69928-
dc.description.abstractChanges in production processes bring challenges for managers. The complexity lies in the breadth of what must be taken into account in the change process, that is, technical and human aspects. As a result, not all projects achieve their objectives, requiring route corrections. This work aimed to describe and analyze changes in the production process of a chain of snack bars located in Ceará. Called Express, these transformations sought to reduce costs with employees at points of sale (POS), standardize products and reduce waste of inputs. Its main characteristic was the separation between the time and place of production and consumption, where the pastries and calzones were produced in a central kitchen, frozen, stored and later sent to the snack bars, where they were reheated, fried and served; unlike the previous method, where the entire product was made at the POS. In order to know these changes in depth, a case study was used. Through semi-structured interviews, open questionnaires and observations, it was possible to collect data from professionals from different positions in the company and obtain a detailed picture of the project and analyze its results. Of the three objectives, the company achieved two of them: standardization of the product and reduction of employees at a point of sale. The third, waste reduction, was not achieved. Incidentally, the high waste during the Express was the main reason for it to be discontinued and the snack bars to return to producing in the traditional way. There was also no acceptance by some employees, who complained about the quality of frozen products.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso Produtivopt_BR
dc.subjectRestaurantes de refeições ligeiraspt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPlanejamento da produçãopt_BR
dc.titleAlterações de processos produtivos em rede de lanchonete do Ceará: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAlterações em processos produtivos trazem desafios para os gestores. A complexidade reside na amplitude daquilo que deve ser levado em consideração no processo de mudança, ou seja, aspectos técnicos e humanos. Com isso, nem todos os projetos alcançam suas metas, demandando correções de rota. O presente trabalho teve como objetivo descrever e analisar alterações em processo produtivo de uma rede de lanchonetes localizada no Ceará. Chamado de Express, estas transformações buscaram reduzir custos com funcionários nos pontos de venda (PDV), padronizar os produtos e diminuir desperdícios de insumos. Teve como principal característica a separação entre o momento e lugar da produção e o de consumo, onde os pasteis e calzones eram produzidos em cozinha central, congelados, armazenados e posteriormente enviados para as lanchonetes, onde eram reaquecidos, fritados e servidos; diferentemente do método anterior, onde todo o produto era confeccionado no PDV. Para conhecer em profundidade estas mudanças, utilizou-se o estudo de caso. Através de entrevistas semiestruturadas, questionários abertos e observações, foi possível coletar dados de profissionais de diferentes posições na empresa e obter um quadro detalhado do projeto e analisar seus resultados. Dos três objetivos, a empresa alcançou dois deles: padronização do produto e redução de funcionários em um ponto de venda. O terceiro, redução de desperdícios, não foi alcançado. Aliás, os altos desperdícios durante o Express foram o principal motivo para que ele fosse descontinuado e as lanchonetes voltassem a produzir da forma tradicional. Também não houve aceitação por parte de alguns funcionários, que reclamaram acerca da qualidade dos produtos congelados.pt_BR
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