Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69908
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Jakimiu, Vanessa Campos de Lara | - |
dc.contributor.author | Rocha, Eveline Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-28T12:41:01Z | - |
dc.date.available | 2022-12-28T12:41:01Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Eveline Lima. As diretrizes sobre aprendizagem híbrida e o apagamento da afetividade. Orientadora: Vanessa Campos de Lara Jakimiu. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69908 | - |
dc.description.abstract | The present work exposes the context of the Covid-19 pandemic and its impacts on Brazilian education, in view of the implementation of remote teaching in schools and universities across the country. This online teaching had negative impacts on education, given the unequal reality in Brazil, which does not have the technological structure to implement non-face-to-face classes and that most children and adolescents do not have access to the internet. The pandemic period motivated the National Council of Education (CNE) to produce a document entitled General National Guidelines on Hybrid Learning (DGNAH). We present, therefore, the content of the document and criticize it, which brings, in its content, the intention of carrying out a neoprivatization of public education. Based on this problem, this work aims to show that the proposal presented by the CNE is an attempt to institutionalize remote teaching and thus scrapping public education and devaluing teaching work. Hybrid teaching is nothing more than a neoliberal project to privatize public education, resulting in the erasure of affectivity in the teaching and learning process. The methodology used is that of bibliographical research, in which we rely on studies of the CNE document and on authors critical of the document such as José Geraldo Oliveira, Cláudia Galian, Marisa de Oliveira and Lucilia Lino and in relation to the issue of affectivity we use the author Henry Wallon, among others who address this issue. We conclude that the neoliberal logic, defended with hybrid teaching, aims at the destruction of public education, because in addition to the deepening of educational and social inequalities and the scrapping of education, it implies the devaluation of teaching work, which is exposed as disposable and that the implementation of blended learning, via legal regulation, demonstrates the government's neoliberal intention to neoprivatize public education, indicating on the horizon all the impoverishment that will be caused to the face-to-face educational system. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes da Aprendizagem Híbrida | pt_BR |
dc.subject | Neoprivatização | pt_BR |
dc.subject | Sucateamento da educação pública | pt_BR |
dc.title | As diretrizes sobre aprendizagem híbrida e o apagamento da afetividade | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho expõe o contexto da pandemia da Covid-19 e seus impactos na educação brasileira, tendo em vista a implementação do ensino remoto nas escolas e universidades de todo o país. Esse ensino on-line trouxe impactos negativos para a educação, visto a realidade desigual do Brasil, que não possui estrutura tecnológica para a implementação de aulas não presenciais e que a maioria das crianças e adolescentes não contam com o acesso à internet. O período pandêmico motivou o Conselho Nacional de Educação (CNE) a produzir um documento intitulado de Diretrizes Gerais Nacionais sobre Aprendizagem Híbrida (DGNAH). Apresentamos, portanto, o conteúdo do documento e fazemos críticas a ele, que traz, em seu conteúdo, a intenção de realizar uma neoprivatização da educação pública. Com base nesta problemática, este trabalho objetiva mostrar que a proposta apresentada pelo CNE é uma tentativa de institucionalizar o ensino remoto e assim sucatear a educação pública e desvalorizar o trabalho docente. O ensino híbrido não passa de um projeto neoliberal para privatizar a educação pública, tendo como consequência o apagamento da afetividade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica, na qual nos apoiamos nos estudos do documento do CNE e em autores críticos ao documento como José Geraldo Oliveira, Cláudia Galian, Marisa de Oliveira e Lucilia Lino e em relação à questão da afetividade utilizamos o autor Henry Wallon, dentre outros que abordam essa problemática. Concluímos que a lógica neoliberal, defendida com o ensino híbrido, visa a destruição da educação pública, pois além do aprofundamento das desigualdades educacionais e sociais e do sucateamento da educação, implica na desvalorização do trabalho docente, o qual é exposto como descartável e que a implementação da aprendizagem híbrida, via normatização legal, demonstra a intenção neoliberal do governo de neoprivatizar a educação pública, indicando no horizonte todo o empobrecimento que será causado ao sistema educacional presencial. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_tcc_elrocha.pdf | 202,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.