Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69835
Tipo: Dissertação
Título: Controle baseado em preditor com atenuação de perturbação para sistemas de tempo discreto com atraso na entrada
Autor(es): Machado, Gabriel Freitas
Orientador: Torrico, Bismark Claure
Coorientador: Nogueira, Fabrício Gonzalez
Palavras-chave: Sistemas de tempo discreto;Observador de estado aumentado;Realimentação baseada em preditor;Atenuação de perturbação;Sistemas de controle por realimentação
Data do documento: 8-Dez-2022
Citação: Machado, Gabriel Freitas. Controle baseado em preditor com atenuação de perturbação para sistemas de tempo discreto com atraso na entrada. 2022. 62 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Neste trabalho, uma estrutura de controle baseada em preditor é proposta para sistemas de tempo discreto com atraso na entrada. Esta estratégia permite atenuar completamente perturbações de dinâmica conhecida em regime estacionário a partir da saída do sistema. Para isso, é utilizado um observador de estado aumentado em que considera-se a dinâmica do controlador e um preditor baseado neste observador para estimar o estado do sistema de tempo discreto. A matriz de realimentação das predições e a matriz de ganho do observador de estado aumentado são calculadas utilizando um procedimento de síntese. Alguns dos resultados propostos recentemente na literatura para controladores baseados em preditor são apresentados de maneira sistemática no texto, onde são estendidas as abordagens para o caso em que não há acesso ao estado do sistema e para o problema de síntese a partir de um resultado da literatura. A estrutura de controle proposta é comparada às técnicas apresentadas, possuindo, em geral, desempenho superior.
Abstract: In this work, a predictor-based control structure is proposed for discrete-time systems with input delay. This strategy allows to completely attenuate disturbances of known dynamics in steady state from the output of the system. For this, an augmented state observer is used in which the controller dynamics is considered and a predictor based on this observer is used to estimate the state of the discrete-time system. The predictor-based feedback matrix and the augmented state observer gain matrix are calculated using a synthesis procedure. Some of the results recently proposed in the literature for predictor-based controllers are presented in a systematic way in the text, where the approaches are extended to the case in which there is no access to the system state and to the synthesis problem based on a result of the literature. The proposed control structure is compared to the presented techniques and has, in general, superior performance.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69835
Aparece nas coleções:DEEL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_gfmachado.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.