Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Roberto Feitosa-
dc.contributor.authorGonçalves Júnior, José Ary-
dc.date.accessioned2022-12-20T11:55:45Z-
dc.date.available2022-12-20T11:55:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGONÇALVES JÚNIOR, José Ary. O uso de jogos de tabuleiro como forma de apropriação do conhecimento para combate do Aedes aegypti e arboviroses relacionadas. 2022. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69809-
dc.description.abstractA challenge to public health, the number of cases of arbovirosis transmitted by the Aedes aegypti mosquito had a very significant increase during the pandemic period of COVID-19. The reduction of the vector’s breeding sites is the main combat strategy used by health agencies, but the scientific community has proposed educational measures in order to stimulate the population to monitor at home. In this sense, by facilitating a dialogue contextualized with the realities of the population, educational games can be designed to stimulate debates that consider health in a broad way, which can be very important when it comes to arboviroses. In this research, a literature review was developed to map, in Brazil, the board games related to Ae. aegypti and its arboviroses and analyze their effectiveness regarding the appropriation of knowledge in order to combat the problem. This paper analyzed 13 ludopedagogical proposals with board games published between 2017 and 2022 and concluded that although the works showed concern for interaction with students, the approaches focused on memorization of content. In addition, the games did not encourage discussion about the context in which the community was inserted and its correlation with the proliferation of the mosquito.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectArbovirosespt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleO uso de jogos de tabuleiro como forma de apropriação do conhecimento para combate do Aedes aegypti e arboviroses relacionadaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrDesafio à saúde pública, os números de casos de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti tiveram uma elevação bastante significativo durante o período de pandemia de COVID- 19. A redução dos criadouros do vetor é a principal estratégia de combate utilizada pelos órgãos de saúde, porém o meio científico tem proposto medidas educativas com a finalidade de estimular a população para o monitoramento em domicilio. Nesse sentido, ao facilitar um diálogo contextualizado com as realidades populacionais, jogos didáticos podem ser pensados para estimular debates que considerem a saúde de forma ampla, o que pode ser muito importante quando se trata de arboviroses. Nesta pesquisa, foi elaborada uma revisão bibliográfica para mapear, no Brasil, os jogos de tabuleiros relacionados ao Ae. aegypti e suas arboviroses e analisar sua efetividade quanto apropriação do conhecimento a fim de combater o problema. O presente trabalho analisou 13 propostas ludopedagógicas com jogos de tabuleiro publicadas entre 2017 a 2022 e concluiu que embora os trabalhos demonstrassem preocupação na interação com os alunos, as abordagens focaram na memorização dos conteúdo. Além disso, os jogos não incentivavam a discussão sobre o contexto em que a comunidade estava inserida comunidade e sua correlação com a proliferação do mosquito.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_jagoncalvesjunior.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.