Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69805
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Programa Plurissaberes: contribuição da biblioteca universitária para a comunicação científica transmídia
Autor(es): Santos, Francisco Edvander Pires
Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
Lima, Juliana Soares
Palavras-chave: Comunicação científica;Fenômeno transmídia;Biblioteca universitária;Live streaming;Transmissão ao vivo;YouTube;Podcast;Podosfera;Plurissaberes
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Biblioteca Universitária da UFC
Citação: SANTOS, Francisco Edvander Pires; FERNANDES, Joana D'Arc Páscoa Bezerra; LIMA, Juliana Soares. Programa Plurissaberes: contribuição da biblioteca universitária para a comunicação científica transmídia. In: SANTOS, Izabel Lima dos; FEITOSA, Kalline Yasmin Soares; DAMASCENO, Thalita Natasha Ferreira (org.). Bibliotecas universitárias: estudos e experiências. Fortaleza: BU/UFC, 2022. cap. 6, p. 174-220.
Resumo: O objetivo deste capítulo se constitui em apresentar a biblioteca universitária como uma instituição que contribui diretamente com ações e estratégias de comunicação científica transmídia, tendo como locus o Plurissaberes, que se articula, desde a sua concepção, com o tripé pesquisa, ensino e extensão e com os três segmentos que compõem a universidade pública, a saber: docentes, discentes e técnico-administrativos em educação. Discute-se um breve referencial teórico a fim de inserir a biblioteca universitária como polo de comunicação científica transmídia. Em seguida, apresenta-se o Programa Plurissaberes como canal do YouTube, destacando as transmissões ao vivo (live streaming) realizadas no decorrer de 2020, tendo a plataforma StreamYard como interface de distribuição do conteúdo produzido em vídeo. Na sequência, complementa-se essa abordagem trazendo o universo da podosfera, isto é, o ambiente virtual no qual os podcasts são gerados, administrados e distribuídos, para que os seus episódios sejam pesquisados, acessados e ouvidos no streaming (online) ou após download do arquivo de áudio. Mencionam-se também o histórico do Plurissaberes e a curadoria sobre o acervo audiovisual e sonoro produzido, incluindo os testes de salvaguarda, indexação e descrição do conteúdo feitos em catálogo online e repositório institucional. Nas considerações finais, são apresentadas as perspectivas futuras para o Plurissaberes, bem como ratifica-se o caráter extensionista presente no escopo desse projeto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69805
ISBN: 978-65-00-56657-4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:BU - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_capliv_fepsantos_jdpbfernandes_jslima.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.