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dc.contributor.advisorBrilhante, Raimunda Sâmia Nogueira-
dc.contributor.authorOliveira, Igor Jesus Menezes de-
dc.date.accessioned2022-12-19T17:20:17Z-
dc.date.available2022-12-19T17:20:17Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Igor Jesus Menezes de. Construção e utilização de um jogo didático para o ensino-aprendizado de micologia no ensino médio. 62 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69798-
dc.description.abstractWhen we analyze the teaching of biology in Brazil, historically the traditional teaching method is the model most used by teachers. However, this theoretical and highly expository approach has been the subject of discussion, and thus, new methods have been sought to overcome the problems encountered, with an alternative being the use of active teaching methodologies that act as tools to aid teaching and learning. Within this biology teaching issue, Mycology is worked on, a field of study focused on fungi, essential organisms for the environment and which are currently the focus for the development of new products, which, despite their extreme environmental and economic importance, suffer from the same problems as mentioned above, as well as other challenges. Therefore, the objective of this work was to evaluate the contributions of a didactic game about fungi for the construction and assimilation of the knowledge of the students of the 2nd year of High School, as well as to identify the difficulties that students face in relation to the subject. For this purpose, a qualitative and quantitative analysis was carried out, divided at first with the application of a questionnaire containing eight questions to probe the students' prior knowledge, and after the analysis, a content review class was given, followed by the application of the didactic game, and later an evaluative questionnaire with seven questions about the class taught and the game applied. As a result, it was observed that about 75% of the students considered the use of the game as a good ludic tool that generated interest and contributed to learning. Thus, it is clear that this game is a good playful tool that can work as an auxiliary tool in the teaching-learning process, capable of overcoming the problems faced by traditional teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino tradicionalpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectFungospt_BR
dc.titleConstrução e utilização de um jogo didático para o ensino-aprendizado de micologia no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo analisarmos o ensino de biologia no Brasil, historicamente o método de ensino tradicional é o modelo mais utilizado pelos docentes. Porém, esta abordagem teórica e altamente expositiva tem sido objeto de discussão, e deste modo, novos métodos têm sido procurados para contornar os problemas encontrados, sendo uma alternativa o uso de metodologias ativas de ensino que atuem como ferramentas no auxílio do ensino-aprendizado. Dentro desta problemática do ensino de biologia, é trabalhada a Micologia, campo de estudo voltado aos fungos, organismos essenciais para o meio ambiente e que atualmente são foco para o desenvolvimento de novos produtos, que apesar de sua extrema importância ambiental e econômica, sofre dos mesmos problemas já citados, bem como outros desafios. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar as contribuições de um jogo didático sobre fungos para a construção e assimilação dos conhecimentos dos alunos do 2° ano do Ensino Médio, bem como identificar quais as dificuldades que estudantes enfrentam diante do assunto. Para tanto, foi realizada uma análise quali-quantitativa, dividida em um primeiro momento com a aplicação de um questionário contendo oito perguntas para sondar os conhecimentos prévios dos alunos, e após a análise, foi ministrada uma aula de revisão do conteúdo, seguida da aplicação do jogo didático, e posteriormente um questionário avaliativo com sete perguntas sobre a aula ministrada e o jogo aplicado. Como resultados, observou-se que cerca de 75% dos alunos consideraram o uso do jogo como uma boa ferramenta lúdica que gerou interesse e contribuiu para o aprendizado. Desse modo, é apontado um bom potencial do jogo como boa ferramenta lúdica que pode funcionar como uma ferramenta auxiliar no processo ensino-aprendizagem, capaz de contornar os problemas enfrentados pelo ensino tradicional.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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