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Type: Dissertação
Title: Letramento em saúde de gestantes no contexto da estratégia Saúde da Família
Title in English: Health literacy of pregnant women in the context of the strategy family health
Authors: Araújo, Carlos Romualdo de Carvalho e
Advisor: Dias, Maria Socorro Araújo
Keywords: Avaliação em Saúde;Comunicação Interdisciplinar;Estratégia Saúde da Família
Issue Date: 27-Oct-2022
Citation: ARAÚJO,C.R.C. Letramento em saúde de gestantes no contexto da estratégia Saúde da Família. 2022. 85 f. Dissertação. (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
Abstract in Brazilian Portuguese: O Letramento em Saúde considera as habilidades cognitivas e sociais como determinantes da motivação e capacidade dos indivíduos em ter acesso, compreender e utilizar as informações obtidas. Delineia-se no campo da Educação em Saúde. Diversos são os grupos que a Atenção Primária à Saúde desenvolve suas ações, um destes são as gestantes uma vez que se configuram como grupo prioritário de atenção à saúde, face as singularidades do cuidado nesse período. Essa pesquisa objetiva avaliar o Letramento em Saúde em gestantes no contexto da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados ocorreu no período de outubro de 2021 a fevereiro de 2022 com a aplicação do instrumento - Short-TOFHLA a 363 gestantes, representando 24,2% das gestantes acompanhadas pela ESF, no período da coleta de dados. A pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética da UVA, parecer: 4.433.414. Para análise, os dados foram expostos ao programa estatístico R, versão 4.0. Para análise de associações entre o Letramento em Saúde e a gestação utilizou-se o Teste qui-quadrado de Pearson, Teste não- paramétrico de Mann-Whitney, Teste não paramétrico de Kruskal-wallis e Teste de Dunn. Para significância estatística adotou-se um p-valor < 0,05. O grupo entrevistado foi caracterizado quanto: i) condicionantes sociais e demográficos: idade, escolaridade, renda mensal e hábitos de leitura e ii) condicionantes de saúde: idade gestacional (IG), classificação de risco e complicações na/para a gestação. Os resultados apontaram que 240 gestantes residem na sede do município e 123 em distritos. Com a aplicação do Short-TOFHLA, a categoria letramento em saúde adequado obteve maior porcentagem com 69%, letramento inadequado, 22% e marginal, l9%. No que se refere a idade, a média do grupo foi 29,0 anos. A maioria das gestantes possuía ensino médio completo e menos de 12 anos de estudo, 220 (60,60%), entretanto ao associar a escolaridade com a localidade, concluiu-se que as gestantes da sede apresentaram maior nível de escolaridade, 62,50%, (150) que as gestantes residentes em distritos 57% (70). Em relação a renda mensal, 82,4% (299) das gestantes sobrevivem com até um salário mínimo, 15,4% (56) com 2 a 3 salários mínimos e 2,20% (8) acima de 3 salários. Um dos resultados marcantes da pesquisa foi sobre os hábitos de leitura, 86% (311) das gestantes têm as redes sociais como principal fonte de leitura, diferindo da leitura por meio de informações impressas, 19,55% (71) das gestantes afirmam ter esse hábito. Resultado calculado pelo qui-quadrado demonstra associação entre letramento em saúde e hábito de leitura de informação online (redes sociais). Conclui-se que idade, grau de escolaridade, renda e local de moradia são fatores preditivos para o Letramento em Saúde nas gestantes, requerendo, pois, dos profissionais habilidades e abordagens adequadas a cada perfil de gestante para assegurar melhores resultados em saúde, com ênfase no entendimento da condição de gestação e orientações profissionais e prática de autocuidado.
Abstract: Health Literacy considers cognitive and social skills as determinants of individuals' motivation and ability to access, understand and use the information obtained. It is outlined in the field of Health Education. There are several groups that Primary Health Care develops its actions, one of these are pregnant women since they are configured as a priority group of health care, given the singularities of care in this period. This research aims to evaluate Health Literacy in pregnant women in the context of the Family Health Strategy. This is a cross- sectional study with a quantitative-qualitative approach. Data collection took place from October 2021 to February 2022 with the application of the instrument - Short-TOFHLA to 363 pregnant women, representing 24.2% of pregnant women monitored by the ESF, during the data collection period. The research is approved by the Ethics Committee of UVA, opinion: 4,433,414. For analysis, the data were exposed to the R statistical program, version 4.0. Pearson's chi-square test, Mann-Whitney's non-parametric test, Kruskal-wallis' non- parametric test and Dunn's test were used to analyze associations between Health Literacy and pregnancy. For statistical significance, a p-value < 0.05 was adopted. The interviewed group was characterized in terms of: i) social and demographic conditions: age, education, monthly income and reading habits and ii) health conditions: gestational age (GA), risk classification and complications in/for pregnancy. The results showed that 240 pregnant women live in the municipality and 123 in districts. With the application of the Short-TOFHLA, the category adequate health literacy had the highest percentage with 69%, inadequate literacy, 22% and marginal, l9%. With regard to age, the group average was 29.0 years. Most pregnant women had completed high school and had studied for less than 12 years, 220 (60.60%), however, when associating schooling with the location, it was concluded that pregnant women in the headquarters had a higher level of education, 62.50 %, (150) than pregnant women residing in districts 57% (70). Regarding monthly income, 82.4% (299) of pregnant women survive with up to one minimum wage, 15.4% (56) with 2 to 3 minimum wages and 2.20% (8) with more than 3 minimum wages. One of the outstanding results of the research was about reading habits, 86% (311) of pregnant women have social networks as their main source of reading, differing from reading through printed information, 19.55% (71) of pregnant women claim to have this habit. The result calculated by the chi-square demonstrates an association between health literacy and the habit of reading information online (social networks). It is concluded that age, education level, income and place of residence are predictive factors for Health Literacy in pregnant women, requiring, therefore, from professionals skills and appropriate approaches to each profile of pregnant women to ensure better health outcomes, with emphasis in understanding the condition of pregnancy and professional guidelines and self- care practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69787
Appears in Collections:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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2022_dis_crcearaújo.pdfARAÚJO,C.R.C. Letramento em saúde de gestantes no contexto da estratégia Saúde da Família. 2022. 85 f. Dissertação. (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.1,75 MBAdobe PDFView/Open


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