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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69747
Tipo: | TCC |
Título: | A descoberta da empatia como ação docente para lidar com a indisciplina - um relato de experiência |
Autor(es): | Ricarte, Derek Alves |
Orientador: | Verola, Christiano Franco |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Empatia;Estudo de vivências;Formação docente;Indisciplina |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | RICARTE, Derek Alves. A descoberta da empatia como ação docente para lidar com a indisciplina: um relato de experiência. 40 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | A alfabetização científica é uma meta da formação humana, cuja definição adotada neste relato de experiência é a proposta por Edith Stein, que abarca a estrutura interna da pessoa e seus relacionamentos comunitários. Ela pode ser alcançada no ensino formal a partir do processo de ensino-aprendizagem, realizado de forma significativa, segundo a teoria de David Ausubel. Para que isso ocorra, é importante o trabalho conjunto do professor e dos alunos, em sala, bem como da equipe de gestão escolar e da família nos contextos fora dela. Se não há colaboração do aluno, ocorre a indisciplina, um sinal que informa um sentido, que o professor deve captar. Há diversos motivos de ordem pessoal que podem causar isso, como o desinteresse ou, nos casos mais graves, questões ligadas à saúde mental do aluno. Este trabalho consiste em um estudo de vivências do meu processo de formação docente, com ênfase na minha experiência inicial como professor de ciências. A análise destas tem como foco o fenômeno da indisciplina, na investigação de suas causas e nas soluções que encontrei para buscar superá-la. A partir da minha experiência em sala de aula, desejo demonstrar que, na sua formação, o professor pode ter os subsídios necessários para agir de forma empática e amorosa com seu aluno. Ela é expressa na atenção a sua pessoa e nos seus interesses, no diálogo sincero e amigável, para proporcionar uma relação de confiança e superar a indisciplina em sala. |
Abstract: | Scientific literacy is a goal of human development, whose definition adopted in this experience report is the one proposed by Edith Stein, which encompasses the internal structure of the person and his community relationships. It can be achieved in formal education from the teaching-learning process, carried out in a meaningful way, according to David Ausubel's theory. For this to happen, it is important for teachers and students to work together in the classroom, as well as for the school management team and the family in contexts outside of it. If there is no collaboration from the student, indiscipline occurs, a sign that informs a meaning, which the teacher must capture. There are several personal reasons that can cause this, such as lack of interest or, in the most serious cases, issues related to the student's mental health. This work consists of a study of experiences of my teacher training process, with emphasis on my initial experience as a science teacher. The analysis of these focuses on the phenomenon of indiscipline, the investigation of its causes and the solutions I found to overcome it. From my experience in the classroom, I want to show that, in their training, teachers must have the necessary subsidies to act in an empathetic and loving way with their students. It is expressed in attention to the person and his interests, in sincere and friendly dialogue, to create a relationship of trust and overcome indiscipline in classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69747 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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