Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69700
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção de um ethos artístico em canções de Luiz Gonzaga |
Autor(es): | Belo, Maria Nielma Gonçalves |
Orientador: | Mendes, Maria das Dores Nogueira |
Palavras-chave: | Cenas da enunciação;Ethos;Canções;Discurso literomusical brasileiro;Nordeste |
Data do documento: | 2022 |
Citação: | BELO, Maria Nielma Gonçalves. A construção de um ethos artístico em canções de Luiz Gonzaga. Orientadora: Maria das Dores Nogueira Mendes. 2022. 67 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. |
Resumo: | Nesta pesquisa propomos analisar a construção do ethos artístico partindo da análise de canções interpretadas/compostas por Luiz Gonzaga. Nosso principal objetivo é mostrar como ocorre a construção desse ethos artístico na relação com as cenas enunciativas, ou seja, como a cena englobante, a cena genérica e a cenografia (os coenunciadores , topografia e cronografia) contribuem para a construção desse ethos artístico que Luiz Gonzaga investe em suas canções. Como aporte teórico tomamos os conceitos de investimento ético e cenográfico, como também os conceitos de ethos representante e ethos representado propostos por Maingueneau (1997, 2001, 2008, 2013, 2015, 2018, 2020), analista do discurso de linha francesa, e aplicados ao discurso literomusical por Costa (2001, 2012), em especial, a topografia trabalhada por Mendes (2007). Também recuperamos a ideia de invenção do Nordeste pensada por Albuquerque Jr ( 1999), e a da música de Luiz Gonzaga como síntese poética, proposto por Ramalho (2012) 2012). Nosso corpus de análise é composto por canções de Luiz Gonzaga que evidenciam o seu ethos artístico tais como: “Respeita Januário”, “Pra Onde Tu Vai Baião”, “Xote dos Cabeludos”, “Oia Eu Aqui de Novo”, “Hora do Adeus”, entre outras. Nossa metodologia consiste em analisar tais canções, relacionando as com as fases históricas da carreira do artista (início; declínio; ressurgimento e despedida). Para tanto, procuramos seguir as seguintes etapas: 1 Investigar como os elementos que compõem a cenografia enunciador, coenunciador, topografia e cronografia) cronografia), assim como as demais cenas enunciativas, e o ethos contribuem para a construção da imagem de artista que Luiz Gonzaga faz de si em suas canções; 2 Analisar o cor pus e procurar evidenciar nas canções a construção desse ethos artístico. Observamos que essa imagem de si mesmo como artista construída por Gonzaga em suas canções está intimamente relacionada ao investimento ético e cenográfico, visto que em nossas análises foi possível observar que tais investimentos foram muito importantes para essa edificação, e que a relação com o discurso literomusical brasileiro fortalece no universo da música popular brasileira o ethos artístico de Luiz Gonzaga, já que ele é um dos poucos artistas que, em suas canções, aborda fatos da sua própria vida artística. |
Résumé: | Dans cette recherche on prétend analyser l’ethos artistique en partant de l’analyse de chansons interprétées/ composées par Luiz Gonzaga. Notre principal but est montrer comme se fait la construction de cet éthos artistique dans la relation aux scènes d’énonciation, soit, la scène englobante, la scène générique et la scé nographie (énonciateur, co énonciateur, topographie et cronographie) contribuent pour la construction d’ethos artistique de Luiz Gonzaga dans ses chansons. On prend comme apport théorique les concepts d’investissements éthique et scénographique, et les con cepts d’ethos (représentant) et d’ethos (représenté) proposés par Dominique Maingueneau (1997, 2008, 2013, 2015, 2018, 2020), analyste du discours de ligne française, et utilisés au discours de la moderne chanson brésilienne par Costa (2001/2012), en spéciale, la topographie travaillée par Mendes (2007). Nous avons également récupéré l’idée de l’invention du Nordeste (1999) pensée par Albuquerque Jr et l’idée de musique de Luiz Gonzaga comme synthèse poétique proposés par Ramalho (2012). Notre corpus d’anal yse est composé pour chansons de Luiz Gonzaga que mettre en évidence son ethos artistique, sont elles : “Respeita Januário”, “Pra Onde Tu Vai Baião”, “Xote dos Cabeludos”, “Oia Eu Aqui de Novo”, “Hora do Adeus”, parmi d’autres. Notre méthodologie consiste en analyser les chansons de Gonzaga les liens aux phases artistique de son carrière artistique (début, déclin, résurgence et adieu). Pour cela, on cherche suivre les étapes suivantes : 1 Examiner comme les éléments qui composent la scénographie (énonciat eur, co énonciateur, topographie et cronographie) ainsi que les autres scènes d’énonciation, et l’ethos permet la construction de l’image artistique que Luiz Gonzaga fait de soi même dans ses chansons ; 2 Analyser le corpus et viser mettre en relief aux chansons la construction de cet ethos artistique. Nous observons que cet image de soi même comme artiste construite par Gonzaga dans ses chansons est étroitement lié à l’investissement étique et scénographique, puisque dans nos analyses a été possible d’ob server que tels investissements ont été très importants pour cette édification, et que cette relation au discours de la moderne chanson brésilienne renforce dans l’univers de la musique populaire brésilienne l’ethos artistique de Luiz Gonzaga, car il est u n de seuls artistes, qui dans ces chansons, trait des événements sur sa propre vie artistique |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69700 |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_dis_mngbelo.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.