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Tipo: TCC
Título: Uso da pedagogia visual no manejo odontológico do paciente pediátrico com transtorno do espectro autista (TEA): revisão de literatura
Autor(es): Moreno, Diana Conceição Vaz
Orientador: Ribeiro, Thyciana Rodrigues
Palavras-chave: Autismo;Criança;Ansiedade;Assistência Odontológica
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: MORENO,D. C. V. Uso da pedagogia visual no manejo odontológico do paciente pediátrico com transtorno do espectro autista (TEA): revisão de literatura.2022. 35 f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69667. Acesso em: 08 dez. 2022.
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que por diminuir as habilidades de comunicação verbal e prejudicar a interação social do indivíduo, acaba por interferir no tratamento odontológico, desencadeando uma série de reações não colaboradoras, principalmente em pacientes pediátricos. Atualmente o emprego de abordagens clínicas baseadas em auxílios visuais (pedagogia visual) utilizando materiais impressos ou eletrônicos, tanto na educação em higiene bucal como durante as consultas odontológicas, tem sido estratégias de manejo de pacientes pediátricos com TEA em consultório odontológico. O propósito deste trabalho é analisar os diferentes recursos visuais descritos na literatura e mostrar as vantagens e desvantagens dessas estratégias de manejo odontológico para a modificação de comportamentos negativos apresentadas por crianças com TEA durante o tratamento em clínicas odontológicas. Foi feita uma pesquisa na base de dados PubMed para realização deste trabalho no período de junho de 2022 a setembro de 2022, sendo selecionados 19 artigos para a realização desta revisão. Discutiu-se sobre o sistema de comunicação TEACCH (Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Deficientes de Comunicação Relacionadas), que engloba diversas técnicas que auxiliam na comunicação e interação de crianças com dificuldades comunicativas complexas, como a pedagogia visual, utilizando recursos visuais (PECS) e audiovisuais (Vídeos) durante o manejo odontológico. Concluindo, essa técnica de manejo odontológico apresenta vantagens por facilitar a comunicação funcional em crianças portadoras do TEA e contribuir para a diminuição do medo e da ansiedade durante os atendimentos, mas também se mostrou ser desvantajoso visto que a cooperação do paciente utilizando estes métodos depende do grau de TEA de cada criança.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder that, by decreasing verbal communication skills and impairing the individual's social interaction, ends up interfering with dental treatment, triggering a series of non-collaborative reactions, especially in pediatric patients. Currently, the use of clinical approaches based on visual aids (visual pedagogy) using printed or electronic materials, both in oral hygiene education and during dental consultations, has been a management strategy for pediatric patients with ASD in the dental office. The purpose of this work is to analyze the differents visual resources described in the literature and to show the advantages and disadvantages of these dental management strategies for the modification of negative behaviors presented by children with ASD during treatment in dental clinics. A search was carried out in the PubMed database for this work from June 2022 to September 2022, with 19 articles being selected for this review. The communication system TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Disabled Children) was discussed, which encompasses several techniques that help in the communication and interaction of children with complex communicative difficulties, such as visual pedagogy, using visual resources (PECS) and audiovisual (Videos) during dental management. In conclusion, this technique of dental management has advantages for facilitating functional communication specially within pediatric patients with ASD and contributing to the reduction of fear and anxiety during consultations, but it also proved to be disadvantageous since the patient's cooperation using these methods depends on the each child's ASD degree.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69681
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