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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Metodologia de baixo custo para mapeamento geotécnico aplicado à pavimentação
Autor(es): Ribeiro, Antonio Júnior Alves
Silva, Carlos Augusto Uchôa da
Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Geotecnia;Modelagem neural;Geoprocessamento
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Transportes
Citação: SILVA, C. A. U.; RIBEIRO, A. J. A.; BARROSO, S. H. A. Metodologia de baixo custo para mapeamento geotécnico aplicado à pavimentação. Transportes, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 84-100, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1491
Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de baixo custo para previsão e mapeamento dos valores de CBR (California Bearing Ratio) dos solos nas energias de compactação normal (CBR-N) e intermediária (CBR-I), que possa contribuir para o processo da tomada de decisão, quanto ao seu uso para fins de pavimentação. Utilizou-se Geoprocessamento e Redes Neurais Artificiais (RNA) como técnicas de modelagem, bem como variáveis biofísicas e espaciais para explicar o fenômeno modelado. As características pesquisadas (pedologia, geologia, geomorfologia, vegetação, altimetria e posição) se correlacionaram com os valores de CBR dos solos nas duas energias de compactação. Os dados de CBR foram extraídos de projetos e estudos pré-existentes na área escolhida, neste caso, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Dessa forma, calibraram-se, validaram-se e testaram-se diversos modelos em RNA até encontrar os dois modelos de melhor ajuste para a geração de estimativas de CBR-N e CBR-I. As características geotécnicas estimadas por esses modelos possibilitaram a elaboração de dois Mapas Geotécnicos Neurais estratificados para previsão dos valores de CBR-N e CBR-I. Os resultados mostram claramente que a técnica de Redes Neurais Artificiais é promissora, tanto para estimar as propriedades mecânicas dos solos quanto para prever sua ocorrência e localização na área estudada.
Abstract: This paper presents a low-cost methodology for forecasting and mapping of CBR values (California Bearing Ratio) of soils in the energies normal compression (CBR-N) and inter-mediate (CBR-I), which contribute to the decision-making process as to their use for paving purposes. GIS, Artificial Neural Networks (ANN) and modeling techniques as well as biophysical and spatial variables were used as explanatory of the modeled phenom-enon. The researched characteris%cs (pedology, geology, geomorphology, vegeta%on, hypsometry and position) correlated with CBR values of soils in both energy compaction. CBR data were extracted from pre-existing projects and studies in the study area, in this case, the metropolitan area of Fortaleza (MAF). Thus, they were calibrated, validated and tested in many different ANN to find the two models best fit, for the generation of CBR-N estimates and CBR-I, of the soil MAF from the studied biophysical variables. The geotechnical characteristics estimated by these models enabled the development of two Neural Geotechnical Maps stratified to predict the values, CBR-N and CBR-I. The results show that ANN technique is promising to predict the mechanical properties of soils and can assist in making decisions regarding the use of these in road projects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69644
ISSN: 2237-1346
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