Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArantes, Arielle Elias-
dc.contributor.authorAbreu, Moisés de Andrade-
dc.date.accessioned2022-12-06T14:52:26Z-
dc.date.available2022-12-06T14:52:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationARANTES, A. E.; ABREU, M. A. Uso de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) para o gerenciamento de uma obra de edificação. Brazilian Journal of Production Engineering, [s.l.], v. 8, n. 4, p. 44-63, jul./set. 2022. DOI: https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i4.38145pt_BR
dc.identifier.issn2447-5580-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69641-
dc.description.abstractImages collected with a Remotely Piloted Aircraft (ARP) can be used to detect changes and monitor the progress of a work. We sought to evaluate the potential of orthomosaics for monitoring building work. For this, 4 flights were carried out from 10/29/2021 to 12/03/2021, at 1 pm, with a Mavic 2 Pro model ARP in an enterprise located in the municipality of Eusébio-CE. The planimetric errors of the four flights ranged from 66 to 69 cm and the altimetric errors from 25 cm to 49 cm. Subsequently, in the AutoCad software, the four orthomosaics were interpreted so as to carry out the monitoring of the progress of the stages of paving, grass settlement and construction of the blocks. As a result, it was noticed that after 11/26 the paved area was below schedule, leading to delays in the other stages of the work. The Spectral Angle Difference (SAD) and Multivariate Alteration Detection (MAD) algorithms were also applied for change detection analysis, whereby both algorithms had errors greater than 40%, making the use of these algorithms impracticable to monitor the work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherBrazilian Journal of Production Engineeringpt_BR
dc.subjectARPpt_BR
dc.subjectObra de edificaçãopt_BR
dc.subjectPrecisão cartográficapt_BR
dc.subjectDetecção automática de mudançaspt_BR
dc.titleUso de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) para o gerenciamento de uma obra de edificaçãopt_BR
dc.title.alternativeUso de una aeronave pilotada a distancia (ARP) para la gestión de una obrapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA coleta de imagens com uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) pode ser utilizada para a detecção de mudanças e realizar o acompanhamento do progresso de uma obra. Buscou-se avaliar o potencial dos ortomosaicos para o acompanhamento de uma obra de edificação. Para isso, foram realizados 4 voos no período de 29/10/2021 a 03/12/2021, no horário das 13 horas, com uma ARP do modelo Mavic 2 Pro em um empreendimento localizado no município de Eusébio-CE. Os erros planimétricos dos quatro voos variaram de 66 a 69 cm e os altimétricos de 25 cm a 49 cm. Posteriormente, no software AutoCad fez a interpretação visual dos quatro ortomosaicos para a realização do acompanhamento do progresso das etapas de pavimentação, forragem vegetal e construção das quadras. Com isso, percebeu-se que após o dia 26/11 a área pavimentada estava abaixo do previsto no cronograma, levando ao atraso nas demais etapas da obra. Também aplicou-se os algoritmos Spectral Angle Difference (SAD) e Multivariate Alteration Detection (MAD) para a detecção automática de mudanças, sendo que ambos os algoritmos apresentaram erros superiores a 40%, invisibilizando o uso destes algoritmos para o acompanhamento da obra.pt_BR
dc.description.abstract-esLa recopilación de imágenes con una aeronave pilotada remotamente (ARP) se puede utilizar para detectar cambios y monitorear el progreso de un trabajo. Buscamos evaluar el potencial de los ortomosaicos para el seguimiento de una obra de edificación. Para ello, se realizaron 4 vuelos del 29/10/2021 al 03/12/2021, a las 13:00 horas, con un Mavic 2 Pro modelo ARP en una empresa ubicada en el municipio de Eusébio-CE. Los errores planimétricos de los cuatro vuelos oscilaron entre 66 y 69 cm y los errores altimétricos entre 25 y 49 cm. Posteriormente, en el software AutoCad, realizó la interpretación visual de los cuatro ortomosaicos para realizar el seguimiento del avance de las etapas de pavimentación, forraje vegetal y construcción de los bloques. Como resultado, se notó que después del 26/11 el área pavimentada estaba por debajo del cronograma, lo que provocó retrasos en las otras etapas de la obra. También se aplicaron los algoritmos Spectral Angle Difference (SAD) y Multivariate Alteration Detection (MAD) para la detección automática de cambios, y ambos algoritmos presentaron errores superiores al 40%, haciendo invisible el uso de estos algoritmos para monitorear el trabajo.pt_BR
dc.title.enUse of a remote piloted aircraft (RPA) to manage a building workpt_BR
Aparece nas coleções:DET - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_aearantes.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.