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Tipo: Dissertação
Título: Parcel Lockers e Pick-up Points empregados como estratégia logística: os efeitos da estratégia em termos ambientais
Autor(es): Santos, Francisco José Pinheiro
Orientador: Bertoncini, Bruno Vieira
Palavras-chave: Entrega de mercadorias;Transporte e logística;Transporte rodoviário de carga;Sustentabilidade;Dióxido de carbono - Aspectos ambientais
Data do documento: 26-Jul-2022
Citação: SANTOS, F. J. P. Parcel Lockers e Pick-up Points empregados como estratégia logística: os efeitos da estratégia em termos ambientais. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo propor um método de análise dos impactos ambientais, no aspecto de emissão de dióxido de carbono, decorrente da adoção de “Parcel Lockers” e “Pick-up Points”, como estratégia logística. Essa incitação é em virtude do surgimento do e-commerce, que está modificando o ciclo tradicional da logística urbana de cargas. Essa nova conjuntura, potencializada pelo período pandêmico da COVID-19, está sobrecarregando o transporte urbano de cargas pela crescente demanda de entregas nos domicílios, com isso, impactando a sustentabilidade da cadeia logística, causando efeitos danosos ao meio ambiente e à saúde humana. Para o alcance do objetivo foi conduzida uma revisão do estado da arte (Bibliometrix), na qual foi evidenciado as melhores práticas que buscam a sustentabilidade no TUC através da inserção de novas tecnologias que auxiliam o transporte urbano de carga, com destaque neste estudo as “PP” e “APS”. O passo subsequente foi conceber e aplicar (via internet) uma pesquisa exploratória de modelo de escolha discreta e preferência declarada com o propósito de realizar uma análise descritiva socioeconômica, do perfil de compras de consumidores do e-commerce e das primaciais preferências consideradas no momento da escolha do método de entrega dos pedidos. A repercussão do questionário apontou que os consumidores do canal online estão estratificados em nível renda familiar bem acima quando comparado a população nacional. Os adquirentes possuem o hábito de realizar compras mensalmente e priorizam os atributos de valor do custo de frete, prazo de entrega e acessibilidade de entrega. A revisão bibliográfica e os resultados da pesquisa asseguraram um arcabouço de fundamentos que permitiu a concepção da modelagem de estudo de sete cenários. A simulação desses cenários teve a finalidade de avaliar as implicações ambientais dos “Pick-up Points” nas operações logísticas urbanas de um varejista de comércio eletrônico de “Material de Construção”. Os resultados apontaram redução na emissão veicular em até 90% em relação ao processo sem a disponibilização dos serviços “Parcel Lockers” e “Pick-up Points”, mas conforme configuração do processo, há perda de nível de serviço que pode afetar a decisão do cliente no momento da escolha pela entrega através das “PP`s”.
Abstract: This work aims to propose a method of analysis of environmental impacts, in the aspect of carbon dioxide emission, resulting from the adoption of "Parcel Lockers" and "Pickup Points", as a logistics strategy. This encouragement is due to the changes that have been happening in the mode of acquisition of products and services by consumers with the advent of e-commerce, which is changing the traditional process of urban freight logistics. This new conjuncture, intensified by the pandemic period of COVID-19, is overloading the urban freight transport due to the growing demand for home deliveries, promoting imbalances in the system and impacting the sustainability of the logistics chain, damaging the environment and human health. To accomplish the objective a review of the state of the art was conducted, which with the help of the Bibliometrix tool promoted a base of information and best practices that seek sustainability in TUC through the insertion of new technologies that help urban freight transport, with emphasis in this study on the "PP" and "APS". The subsequent step was to design and apply (internet) an exploratory survey of discrete choice model and stated preference with the purpose of performing a descriptive socioeconomic analysis, of the ecommerce consumers' purchasing profile and the primary preferences considered when choosing the method of delivery of orders. The repercussion of the survey indicated that consumers of the online channel are stratified in economic income level well above the average Brazilian population. The buyers have the habit of making monthly purchases and prioritize the attributes of freight cost value, delivery time, and delivery accessibility. The literature review and the survey results ensured a framework of fundamentals that allowed the conception of the modeling study of seven scenarios. The simulation of these scenarios had the purpose of evaluating the environmental implications of the "Pick-up Points" in the urban logistics operations of an e-commerce retailer of "Building Construction Material". The results indicated a reduction in vehicular emissions of up to 90% in relation to the process without the availability of "Parcel Lockers" and "Pick-up Points" services, but according to the configuration of the process, there is a loss of service level that can affect the customer's decision when choosing delivery through the "PP's".
Descrição: SANTOS, F. J. P. Parcel Lockers e Pick-up Points empregados como estratégia logística: os efeitos da estratégia em termos ambientais. 2022. 176 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69628
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