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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaula, Silas José de-
dc.contributor.authorAraújo, Camila Leite de-
dc.date.accessioned2011-08-26T14:08:33Z-
dc.date.available2011-08-26T14:08:33Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationARAÚJO, Camila Leite de. Do analógico ao digital: as transformações na produção dos instantâneos fotográficos do cotidiano. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/695-
dc.description.abstractThe analog photo album allows us a memory of a past, within those archives we keep the picture of our beloved ones and the moments that we socially choose to represent us. Digital cameras, on the other side, provide an extensive photographic production which results in differentiated postures before the camera and extensive digital archives. One consequences of this visualization of existence is the constant recording of intimate moments, while the young legitimized digital photography as their tool of identity and communication, both featuring themselves and the contemporary image as transience and hybridity. Therefore, the contemporary is characterized by heterogeneous images with visual styles not classified topologically. Furthermore, with the digital technology arose the social virtual communities like facebook, orkut, fotolog and flickr expanded more the complexity of the process and began to exhibit the private moments in a public space. Mitchell (2005) brought to the scientific discourse which deals with imagery and text, the term “Pictorial Turn”, arguing that the images around us transform not only the world and identities, but have an increasingly important role in the construction of the social reality. This determines that the snapshot should not be understood as a mere repetition and recycling of past models, but has to deal with new issues emerging from contemporary process of negotiation and contestation, representation of the senses and pleasure. In an attempt to understand the transformations that the snapshots suffered from the transition from analog to digital, and thus understand the specific materials, aesthetic and social aspects of digital and analog photographic act, we performed a comparative analysis between two family albums: one analog and one digital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectÁlbum de famíliapt_BR
dc.subjectFotografia analógicapt_BR
dc.subjectFotografia digitalpt_BR
dc.subjectEsfera públicapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectFamily snapshotspt_BR
dc.subjectAnalog photographpt_BR
dc.subjectDigital photographpt_BR
dc.subjectPublic spherept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectÁlbuns de fotografiaspt_BR
dc.subjectArquivo fotográficopt_BR
dc.subjectFotografias - Coleções privadaspt_BR
dc.subjectArquivo familiarpt_BR
dc.titleDo analógico ao digital: as transformações na produção dos instantâneos fotográficos do cotidianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs álbuns analógicos do cotidiano nos permitem uma memória sobre um passado. Dentro deles guardamos imagens de pessoas queridas e de instantes ritualísticos. As máquinas digitais, por sua vez, possibilitam uma extensa produção fotográfica que resulta em posturas diferenciadas diante da câmera e arquivos digitais extensos. Uma das consequências dessa visualização da existência é o constante registro dos momentos íntimos, ao mesmo tempo, os jovens legitimaram a fotografia digital como sua verdadeira ferramenta de identidade e de comunicação, caracterizando tanto a si, como à imagem contemporânea, pela hibridez e efemeridade. Assim, a contemporaneidade passou a ser caracterizada por imagens heterogêneas e de estilos visuais não classificados tipologicamente. Além disso, com a tecnologia digital surgiram as redes de socialização virtual, como facebook, orkut, fotolog e flickr que ampliaram ainda mais a complexidade deste processo e passaram a expor momentos privados em espaços públicos. Mitchell (1992) trouxe para o discurso científico que lida com imagens e texto a expressão “virada pictórica” (Pictorial Turn), argumentando que as imagens ao nosso redor transformam não só o mundo e as identidades, mas têm um papel cada vez mais importante na construção da realidade social. Isto determina que o instantâneo não deva ser compreendido como mera repetição e reciclagem de modelos passados; mas que precisa lidar com novas questões advindas com o processo contemporâneo de negociação e contestação, da representação dos sentidos e do prazer. Na tentativa de perceber as transformações que os instantâneos contemporâneos sofreram com a passagem do analógico para o digital, e assim compreender as especificidades materiais, estéticas e sociais do ato fotográfico digital e analógico, realizamos uma análise comparativa entre dois álbuns familiares: um analógico e um digital.pt_BR
dc.title.enFrom the analog to the digital: transformations in the the production of the family snapshotspt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

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