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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69555
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira Filho, Clonilo Moreira Sindeaux de | - |
dc.contributor.author | Soares, Jorge Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T16:03:11Z | - |
dc.date.available | 2022-11-25T16:03:11Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA FILHO, C. M. S.; SOARES, J. B. Adesão e coesão em misturas asfálticas (melhoradores de adesividade, ligantes modificados e Intertravamento). In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 20., 2006, Brasília. Anais... Brasília, 2006. p. 1-4. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69555 | - |
dc.description.abstract | In brazilian roadways, it is observed the constant presence of a distress known as stripping, caracterized by the loss of integrity (ravelling) of asphalt layers caused by the loss of bonding, usually in the presence of water, between asphalt and aggregate. Although the loss of adhesion and cohesion is the basis of many tipes of distresses like rutting and fatigue cracking, an insufficient number of studies had been lead world wide in order to make breakthroughs for understanding such mechanisms. The present research aims to investigate the adhesion/cohesion processes occured in asphalt mixes based in 3 points: asphalt binders, anti-stripping agents and mix granulometries. It is intended to assess the effect of varying these factors on the mixtures studied using the Cântabro and the Modified Lottman Tests. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.title | Adesão e coesão em misturas asfálticas (melhoradores de adesividade, ligantes modificados e Intertravamento) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nas rodovias brasileiras, observa-se a presença cada vez mais frequente de um defeito – conhecido como stripping - caracterizado pela desagregação de pavimentos asfálticos, ocasionada pela perda de ligação, geralmente na presença de água, entre agregado e ligante. Apesar de a perda de adesão e de coesão em uma mistura ter grande influência na origem de defeitos como deformação permanente e trincamento por fadiga, poucos estudos foram conduzidos no mundo para que se entenda tal mecanismo. O presente trabalho de dissertação pretende investigar o fenômeno de adesão/coesão em misturas asfálticas baseando-se em 3 fatores: ligantes asfálticos, melhoradores de adesividade e granulometria de misturas. Pretende-se avaliar o efeito da variação desses fatores nas misturas estudadas através dos ensaios de Desgaste Cântabro e Lottman Modificado. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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