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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Machado, Márcia Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Elisa Santos Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2013-12-16T13:26:37Z | - |
dc.date.available | 2013-12-16T13:26:37Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, E. S. M. A nova caderneta de saúde da criança : uso e compreensão por profissionais de saúde e usuários da rede pública de Fortaleza. 2012. 203 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Medicina, Fortaleza, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6949 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Criança | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Qualitativa | pt_BR |
dc.title | A nova caderneta de saúde da criança : uso e compreensão por profissionais de saúde e usuários da rede pública de Fortaleza-CE | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A caderneta de saúde da criança, documento produzido pelo SUS, pretende estabelecer um diálogo com a família e profissionais para a vigilância da saúde infantil, com enfoque no seu crescimento e desenvolvimento. Objetivou-se avaliar a nova Caderneta de Saúde da Criança com suporte nas experiências, compreensões e significados constituídos desta tecnologia, na Atenção Básica, no Município de Fortaleza-CE, sob a percepção de usuários e profissionais de saúde. Realizou-se uma avaliação qualitativa, à luz da hermenêutica-dialética, em seis unidades de cada regional, tomadas aleatoriamente. Utilizou-se a observação sistemática na rotina dos serviços e consultas e entrevistas semiestruturadas com 12 profissionais de saúde e 18 usuários, selecionados por sorteio. O exame foi realizado por meio da Análise de Discurso do material empírico. Os resultados foram organizados em quatro categorias analíticas centrais, nas quais foram reagrupadas as categorias empíricas: 1. As vivências e significados constituídos pelos sujeitos com relação a CSC, onde a caderneta aparece como uma tecnologia de auxilio para maior parte das usuárias, evidenciando aspectos do crescimento, amamentação, direitos e vínculo familiar. Para os profissionais, a caderneta aparece como um instrumento restrito à prática profissional para registro de informações do crescimento e desenvolvimento infantil; 2. A experiência de profissionais e usuários com a caderneta de saúde da criança na perspectiva dos sujeitos, em que os usuários conseguem perceber esta posição mais conservadora do serviço e sua exclusão do processo, bem como os profissionais atribuem pouco valor por parte das mães à caderneta e as informações ali contidas; 3. Limites e possibilidades percebidos pelos profissionais e usuários para o trabalho com a caderneta de saúde da criança. As dificuldades são derivadas das limitações de conhecimento sobre o instrumento; da não complementaridade na caderneta das ações de diversos profissionais que assistem a criança; dos enfrentamentos cotidianos do processo e da organização do trabalho das equipes de Saúde da Família que dificultam a utilização da caderneta; do desinteresse e descuido das famílias com o instrumento. As usuárias referem falta de estímulo do serviço, tempo, diálogo e humanização nas relações; e 4. Sugestões apontadas pelos profissionais de saúde e usuários para experiências mais exitosas com a caderneta de saúde da criança. A pesquisa aponta caminhos possíveis e necessários para melhorar a utilização da caderneta como instrumento de vigilância integral à saúde da criança como a melhor exploração do material pelo serviço junto aos usuários na puericultura e estímulo às ações educativas. Além disso, relatam a necessidade de capacitação e sensibilização do serviço para o trabalho com a caderneta. O estudo aponta para a necessidade de um olhar diferenciado do serviço em relação ao usuário, com ênfase na sua capacidade de escolha e de aprendizado no seu contexto. Além disso, demonstra que apesar de os profissionais subestimarem a eficiência de ações como as que a caderneta exige no cotidiano das pessoas, observa-se que o investimento em Educação em Saúde com compromisso do serviço ancorado em referenciais mais reflexivos pode contribuir para o processo de cuidado na atenção à saúde da criança. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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