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dc.contributor.authorSilva, Suyanne Costa-
dc.contributor.authorBastos, Juceline Batista dos Santos-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2022-11-25T14:00:16Z-
dc.date.available2022-11-25T14:00:16Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSILVA, S. C.; BASTOS, J. B. S.; SOARES, J. B. O efeito da seleção granulométrica na resistência à deformação permanente de misturas asfálticas. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 29., 2015, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, 2015. p. 73-84.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69473-
dc.description.abstractRutting is one of the main distresses that affect the service life of asphalt pavements. The performance of asphalt mixtures in the field and the referred distress are directly related to the arrangement of aggregates within the mix. The objective of this article is to investigate the impact of gradation variation in the performance of asphalt mixtures. The conventional method of gradation selection (DNIT) as well as the Bailey method, along with the Superpave design methodology for mixtures are used. The uniaxial repeated load test is the one used for evaluating the mixture mechanical behavior. The results provided evidence that the asphalt mixture with coarser gradation is more resistant to permanent deformation, when considering the uniaxial repeated load test, in comparison to the mixture with finer gradation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectAgregadospt_BR
dc.subjectMétodo Baileypt_BR
dc.subjectDeformação permanentept_BR
dc.titleO efeito da seleção granulométrica na resistência à deformação permanente de misturas asfálticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA deformação permanente é um dos principais defeitos que afeta a vida de serviço dos pavimentos asfálticos. O desempenho das misturas asfálticas em campo quanto a esse defeito está relacionado diretamente ao arranjo dos agregados. Assim, o objetivo deste artigo é investigar o impacto das variações granulométricas no desempenho quanto à deformação permanente de misturas asfálticas. Para tanto, utilizou-se o método convencional (DNIT) para seleção granulométrica e o método Bailey para análise dessas granulometrias, o método Superpave para dosagem das misturas asfálticas e o ensaio uniaxial de carga repetida para avaliação quanto à deformação permanente de duas misturas. A metodologia Bailey forneceu indícios de que a mistura asfáltica de granulometria graúda é mais resistente à deformação permanente, verificado pelos resultados do ensaio uniaxial de carga repetida, quando comparada a mistura asfáltica de granulometria fina.pt_BR
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