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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/69456
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vasconcelos, Kamilla Lima | - |
dc.contributor.author | Bhasin, Amit | - |
dc.contributor.author | Little, Dallas N. | - |
dc.contributor.author | Soares, Jorge Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T11:59:38Z | - |
dc.date.available | 2022-11-24T11:59:38Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, J. B. et al. Avaliação do dano por umidade induzida e da recuperação de trincas em mástique. In: ENCONTRO DE ASFALTO, 18., 2006, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2006. p. 1-8. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69456 | - |
dc.description.abstract | Fatigue is one of the most common distresses found in asphalt mixes used in pavement surfaces layers. The analysis in the mastic has become an important alternative to access the behavior of mixtures. The Dynamic Mechanical Analyzer (DMA) is an important device to obtain some material properties such as: complex modulus and phase angle. DMA provides the possibility to follow the damage evolution with the increase in the number of cycles. It can also be used in the stress or strain controlled mode. In the present study the DMA was used to investigate the fatigue life of a mastic under three different conditions: (i) original; (ii) induced moisture; (iii) rest period, in order to access the susceptibility to moisture damage and also the healing potential (all the tests were performed in the strain controlled mode). The variation in the admissible number of load repetitions (N) was used to analyze the results. For the samples with induced moisture, the variation in the complex modulus was also analyzed. The results showed that under moisture conditions, the N value decreased approximately 50% and the complex modulus 80%. On the other hand, when rest periods were used, the N values increased more than 250%. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Encontro de Asfalto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transportes | pt_BR |
dc.title | Avaliação do dano por umidade induzida e da recuperação de trincas em mástique | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A fadiga é um dos maiores defeitos encontrados em misturas asfálticas usadas em revestimentos de pavimentos. A análise do mástique vem sendo uma alternativa para previsão do comportamento da mistura asfáltica. O Dynamic Mechanical Analyzer (DMA) é uma importante ferramenta para acesso a propriedades do material como: módulo complexo e ângulo de fase. O DMA possibilita o acompanhamento da evolução do dano na amostra ao longo de vários ciclos, além de poder ser realizado a tensão e a deformação controlada. No presente trabalho, o DMA foi utilizado para o acesso a vida de fadiga de uma mistura de mástique em três diferentes condições: (i) original; (ii) umidade induzida; e (iii) e períodos de repouso, a fim de avaliar a susceptibilidade à ação deletéria da água e a recuperação de trincas (todas elas a deformação controlada). Os resultados foram avaliados através da variação no número de ciclos antes da “ruptura” da amostra (N), bem como da variação do módulo complexo para o caso das amostras sob condição de umidade induzida. Estes mostraram que sob condição de umidade induzida a mistura sofreu redução de aproximadamente 50% no número N e 80% no módulo complexo, e que, quando adotados os períodos de repouso o aumento no número N foi de mais de 250%. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DET - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_eve_jbsoares.pdf | 879,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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