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dc.contributor.authorSouza, Flávio Vasconcelos de-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.date.accessioned2022-11-23T13:56:24Z-
dc.date.available2022-11-23T13:56:24Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationSOUZA, F. V.; SOARES, J. B. Efeito da consideração do comportamento viscoelástico linear do revestimento no cálculo de tensões e deslocamentos em pavimentos asfálticos. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 17., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2003. p. 1-14.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/69434-
dc.description.abstractIn Brazil, the asphaltic layer is commonly considered linear elastic in pavement stress and displacement analyses. Such approximation precludes a simulation of fatigue cracking and permanent deformation given that it does not consider the asphaltic material dependence on time and load (or displacement) rate application. The consideration of the viscoelastic behavior of the asphaltic layer, however, provides a better understanding of several phenomena observed in asphalt mixtures such as fatigue cracking, rutting and fracture healing. The present paper is concerned with the isothermal stresses and displacements calculations in asphalt pavements considering the viscoelastic behavior of the surface layer. The load rate is analyzed using four different semi-sine loading pulse durations and one step loading duration. Furthermore, considerations are made on the resilient modulus of asphaltic mixtures, which is commonly considered to be an elastic parameter.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCongresso de Pesquisa e Ensino em Transportespt_BR
dc.subjectEngenharia de transportespt_BR
dc.titleEfeito da consideração do comportamento viscoelástico linear do revestimento no cálculo de tensões e deslocamentos em pavimentos asfálticospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Brasil, é comum considerar-se o comportamento do revestimento asfáltico como elástico linear na análise de tensões e deslocamentos em pavimentos. Esta aproximação, entretanto, impede uma simulação dos fenômenos de trincamento por fadiga e deformação permanente, pois não considera a dependência em relação ao tempo e à taxa de aplicação da carga (ou deslocamento) apresentada pelos materiais asfálticos. A consideração do comportamento viscoelástico, no entanto, possibilita um melhor entendimento de fenômenos como trincamento por fadiga, deformação permanente e recuperação de trincas em misturas asfálticas. O presente estudo trata do cálculo de tensões e deslocamentos em pavimentos asfálticos, para condições isotérmicas, onde a camada asfáltica apresenta comportamento viscoelástico e as subcamadas são consideradas elásticas. São analisados quatro tempos de pulso de aplicação de carga semi-senoidal e um pulso de carga estático constante, com o objetivo de avaliar o efeito da velocidade do carregamento na resposta estrutural do pavimento. Fazem-se ainda algumas considerações sobre o módulo de resiliência de misturas, que vem sendo utilizado como um parâmetro puramente elástico.pt_BR
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